Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irmãos Montgolfière

Carlos Bastos


São 12 meses, 52 semanas, 365 dias (mais um de bónus a cada 4 anos), com milhões de factos estapafúrdios sem efeitos secundários para o seu cérebro. Bem, em princípio. Clique. Coragem, vá lá, clique. Afinal é só Um Dia na História. Não pode fazer mal, pois não?

Irmãos Montgolfière

Pensa-se que a tradição de beber champagne depois dum voo, infelizmente uma tradição em desuso, terá começado como forma de apaziguar os agricultores em França.

À medida que os balões de ar quente se tornaram uma moda, a aristocracia francesa logo percebeu que os camponeses locais não gostavam muito que pessoas ricas aterrassem os balões nas suas terras.

Os ricos diziam que os camponeses tinham medo porque pensavam que os balões eram dragões, mas embora os primeiros balões possam ter deitado algum fumo, parece mais provável que o que os camponeses não queriam eram balões a esmagar as suas hortas. Em todo o caso, o champanhe trazido a bordo pelos nobres e depois partilhado com o povo parece que ajudou a suavizar as coisas e nasceu uma tradição.

Hoje não vai ouvir falar mais de champanhe, mas vai descobrir muitas coisas sobre balões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.