Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sexta-feira, 15 de outubro de 2021

D. António Couto


Boa Noite, 15 de outubro de 2021


A Igreja celebrou hoje, dia 15 de outubro, a memória litúrgica de Santa Teresa de Jesus, virgem e doutora da Igreja, padroeira de Espanha. Viveu entre 1515 e 1582. Aos sete anos de idade, já ia a caminho do martírio, mas foi travada nas suas intenções por um familiar. Aos catorze anos, perdeu a sua mãe, e começou a dedicar o perfume da sua vida à Virgem Maria, sua mãe espiritual. Ingressou numa escola de religiosas agostinianas, em Ávila, mas aos quinze anos adoeceu, e teve de ficar em casa vários anos. Foi então que leu as Confissões de Santo Agostinho e começou a interessar-se particularmente por Santa Maria Madalena. Entrou para o Convento Carmelita da Encarnação, em Ávila, em 1535, e ficou perplexa ao ver a vida mundana e relaxada das religiosas carmelitas, que então povoavam os mosteiros em grande número. Ao ver o estado deprimente do mosteiro em que entrou, tratou logo de fundar um Carmelo reformado, o que aconteceu em 1562-1563. Juntamente com S. João Cruz, reformou a Ordem Carmelita, e os dois fundaram a Ordem dos Carmelitas Descalços. O Carmelo ganhou assim novo fulgor, pobreza, e a necessária espiritualidade e contemplação. Santa Teresa deixou-nos Obras extraordinárias que traduzem a sua vida mística e contemplativa, como “O Castelo Interior” e o “Caminho de Perfeição”. As suas últimas palavras, antes de morrer, foram: “Meu Senhor, é hora de seguir adiante. Pois bem, que seja feita a Tua vontade. Ó meu Senhor e meu Esposo, chegou a hora que tanto esperei. É hora de nos encontrarmos”.
Foi canonizada em 1622 por Gregório XV. Em 27 de setembro de 1970, S. Paulo VI proclamou-a doutora da Igreja, juntamente com Santa Catarina de Sena, as duas primeiras doutoras da Igreja.

Santa Teresa de Jesus, rogai por nós.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.