Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jules Rimet

Carlos Bastos


São 12 meses, 52 semanas, 365 dias (mais um de bónus a cada 4 anos), com milhões de factos estapafúrdios sem efeitos secundários para o seu cérebro. Bem, em princípio. Clique. Coragem, vá lá, clique. Afinal é só Um Dia na História. Não pode fazer mal, pois não?

Jules Rimet

O campeonato do mundo de futebol começou, de forma modesta, em 1930 no Uruguai com 13 seleções. A maioria das seleções europeias nem sequer quis ir porque só a viagem para lá era uma trabalheira.

Em 2022, no Qatar, estarão 32 seleções e em 2026 o número de participantes vai ser alargado para 48.

No fundo, toda a gente quer participar, ninguém gosta de dizer que ficou de fora e toda a gente sonha em levantar a taça.

Curiosamente esta taça tão conhecida só existe desde 1974. A taça original, a taça Jules Rimet o grande impulsionador dos mundiais, foi roubada.

Quer conhecer melhor a história da primeira taça dos mundiais de futebol? E, já agora, a história do homem que criou os campeonatos do mundo? É só ouvir esta edição de Um Dia na História.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.