Tempo
|

Renascença Ouve +
A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Be the story, aceite este desafio d'As Três da Manhã

11/10/2021


​Be the Story é um podcast do Grupo Jerónimo Martins em parceria com a Renascença para pensar a sustentabilidade. Esta semana descubra como preservar um tesouro da humanidade: a dieta mediterrânica.

As boas histórias fazem a diferença, marcam-nos, fazem-nos pensar, inspiram-nos a agir e, por isso mesmo, merecem ser contadas.

Neste novo podcast do Grupo Jerónimo Martins em parceria com a Renascença queremos fazer isso mesmo, pensar a sustentabilidade e contar-lhe histórias que fazem a diferença­ nas suas mais diversas dimensões: da alimentação saudável ao ambiente, passando pelo apoio à comunidade.

Conte todas as semanas com um um novo tema, um novo episódio e também um desafio que será assumido todas as semanas por uma d'As Três da Manhã, entre as 07h00 e as 10h00, na Renascença: Ana Galvão, Joana Marques ou Inês Lopes Gonçalves. Esse desafio, revelado semanalmente no programa da manhã da Renascença, vai inspirar-nos a todos a sermos protagonistas das mudanças de que o planeta precisa para ter um futuro sustentável.

Esta semana a Inês Lopes Gonçalves conversa com Pedro Graça, Diretor da Faculdade de Ciências e Nutrição da Universidade do Porto sobre um tesouro que é preciso preservar: a dieta mediterrânica.

Oiça o primeiro episódio deste novo podcast, Be the Story:

Saiba mais no site oficial. Também pode ouvir este episódio aqui ou em outras plataformas, como no Spotify ou na Apple.

Na década de 50 do século XX, o investigador e filósofo norte-americano Ancel Keys constatava pela primeira vez que os povos do Mediterrâneo tinham menos enfartes, comparativamente com outras zonas do mundo. O que tinham em comum? A Dieta Mediterrânica.

Uma cozinha com métodos de confecção simples, em que os produtos de origem vegetal, frescos, sazonais e locais são o grande trunfo. A opção pelo peixe é frequente, em detrimento de ovos, laticínios e produtos processados. Já as carnes são preferencialmente de aves e o consumo de carnes vermelhas é limitado a uma vez por semana.

Classificada como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2013, mais do que um conjunto de receitas, a Dieta Mediterrânica é um padrão alimentar, um modo de comer e viver cujas origens remontam ao ano 6.000 a.C. Como um organismo vivo, foi influenciado por diferentes povos e culturas, que trouxeram novos ingredientes e sabores.

Durante o período dos Descobrimentos, o milho, tomate, abóbora, feijão e batata provenientes das Américas, juntavam-se aos já tradicionais pão, azeite e vinho. Estes alimentos foram introduzidos na alimentação dos diferentes povos que usaram o mar Mediterrâneo como principal via de comunicação.

Estes são os 10 princípios da Dieta Mediterrânica:


- Cozinha simples que protege os nutrientes, como as sopas, os cozidos, os ensopados e as caldeiradas;
- Elevado consumo de produtos vegetais;
- Preferência por produtos de época, frescos e locais;
- Azeite como principal fonte de gordura;
- Consumo moderado de lacticínios;
- Ervas aromáticas como tempero preferido, reduzindo o sal;
- Consumo frequente de pescado e baixo de carnes vermelhas;
- Consumo baixo a moderado de vinho e apenas nas refeições principais;
- Água como principal bebida ao longo do dia;
- Convívio e partilha à mesa.

Em Portugal e em muitos outros países, estes princípios e rotinas de Dieta Mediterrânica têm-se perdido, como consequência da globalização e da transformação de hábitos sociais – que se traduzem na falta de tempo que as famílias têm para planear, preparar e partilhar as suas refeições. Está nas mãos de todos salvar a Dieta Mediterrânica, tornando-a cada vez mais viva no nosso dia-a-dia.

Há mais de 10 anos que o Pingo Doce tem defendido a Dieta Mediterrânica enquanto padrão alimentar saudável. Em 2020 lançou a marca Juliana, uma homenagem à Dieta Mediterrânica à portuguesa, aos saberes milenares, aos segredos na cozinha, às mãos que trabalham o campo e a quem prepara e serve refeições autênticas, temperadas com a nossa história e a nossa essência.

Mudar o mundo, promover uma sociedade mais justa, do ponto de vista social e económico, promover um futuro sustentável, é possível!

Aceite também este desafio e faça parte desta história. Conheça aqui o projeto Be The Story.

Lembre-se que os movimentos de mudança começam em cada um de nós.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.