Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uma história de cuidados paliativos

Renato Duarte, Marina Duarte


Dia 9 de outubro assinala-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. O Renato foi conhecer o trabalho de uma unidade de cuidados paliativos

Uma história de cuidados paliativos

O Renato Duarte foi conhecer a história de Maria Vitória, diagnosticada com ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), e a sua experiência com a equipa de cuidados paliativos do Centro de Saúde de Odivelas.

A existência destas equipas é essencial para assegurar a qualidade de vida de cada utente, fazer o acompanhameto dos doentes, o controlo da dor e dos sintomas, mas também criar estratégias para acompanhar as famílias e dar-lhes todo o apoio necessário.

Dia 9 de outubro assinala-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos. A Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos associa-se a esta celebração promovendo uma campanha que visa sensibilizar todas as pessoas, através de mensagens positivas, reforçando a importância deste tipo de cuidados na vida de TODOS.

#PORQUE TODOS IMPORTAM é o mote deste ano, onde se pretende enaltecer o trabalho de todos os profissionais que se dedicam aos Cuidados Paliativos, de cada equipa, cada cuidador, cada doente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.