Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Elisabete Costa


Boa Noite - 13/09/2021

Estamos no Tempo da Criação!

Esta é uma celebração que decorre entre 1 de setembro - dia Mundial de oração pelo cuidado com a criação - e 4 de outubro, dia de São Francisco, Padroeiro da Ecologia.

Por isso, este mês, o Papa apela de forma especial para que optemos por um estilo de vida que respeite o planeta.

De novo a mensagem não pode ser mais atual e mais urgente.

São diárias a notícias sobre inundações gigantes e incêndios incontroláveis que, um pouco por todo o mundo, ceifam vidas e deixam um rasto de destruição.

Francisco pede que sigamos o exemplo dos jovens que “estão na vanguarda” em “tudo o que diz respeito ao cuidado do planeta” e afirma que “Nós, adultos, podemos aprender muito com os jovens”,

O Papa diz que é necessário refletir sobre a forma como cada pessoa se alimenta, a forma como se desloca e o uso que faz “da água, da energia e do plástico e de tantos bens materiais que muitas vezes são prejudiciais à Terra.

Francisco deixa o desafio:

“Vamos escolher mudar! Vamos avançar com os jovens para estilos de vida mais simples e que respeitam o meio ambiente”.

“E rezemos para que todos nós tomemos as decisões corajosas, as decisões necessárias para uma vida mais sóbria e ecossustentável.”

Este é o Tempo da Criação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.