Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Um Dia na História

Papel Moeda


São 12 meses, 52 semanas, 365 dias (mais um de bónus a cada 4 anos), com milhões de factos estapafúrdios sem efeitos secundários para o seu cérebro. Bem, em princípio. Clique. Coragem, vá lá, clique. Afinal é só Um Dia na História. Não pode fazer mal, pois não?

Papel Moeda

Emerich Juettner era um profissional em falsificação. Na verdade, não era assim muito bom, mas era inteligente e sabia como e quando gastar as suas notas falsas.

Falsificava apenas notas de 1 dólar e ganhava o suficiente para viver bem. Como não era ganancioso, os Serviços Secretos dos EUA levaram 10 anos para apanhá-lo. E quando o apanharam, ele passou apenas quatro meses na prisão.

O curioso é que Hollywood inspirou-se em Emerich Juettner e nas suas falsificações para fazer um filme, em 1950, o que acabou por fazer com que ele ganhasse muito mais dinheiro do que alguma vez tinha ganho com a falsificação de notas. É um filme com Burt Lancaster e chama-se “Senhor 880”.

Nesta edição de Um Dia na História vamos falar-lhe do papel moeda.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.