Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lápis


São 12 meses, 52 semanas, 365 dias (mais um de bónus a cada 4 anos), com milhões de factos estapafúrdios sem efeitos secundários para o seu cérebro. Bem, em princípio. Clique. Coragem, vá lá, clique. Afinal é só Um Dia na História. Não pode fazer mal, pois não?

UM DIA NA HISTORIA - LAPIS

Faz ideia há quantos anos existem os lápis? Pode parecer que existem desde sempre, mas não, se calhar são bem mais recentes do que imagina.

Hoje são tão comuns que quase nem reparamos neles, mas os lápis são extraordinários. Um lápis comum pode, por exemplo, desenhar uma linha continua de 50 quilómetros. Já foi testado em laboratório, mas ainda ninguém andou 50 quilómetros seguidos a rabiscar.

E a borracha na ponta do lápis? Sabia que antes se usava miolo de pão para apagar?

Os lápis são uma invenção muito curiosa. Oiça esta edição de "Um Dia na História" que o Carlos Duarte Bastos tem muito mais para lhe contar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.