Tempo
|

A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

​Sabe o que fazer aos medicamentos fora de uso ou de prazo de validade?


Há um sítio certo para tudo e o dos medicamentos fora de uso é no contentor VALORMED. Proteja o ambiente, entregue-os numa farmácia ou parafarmácia mais próxima de si que a VALORMED trata do resto.

De certeza que também lhe acontece a si, de vez em quando (às vezes passam-se anos sem o fazermos) lembra-se de ir dar uma volta ao armário onde guarda os medicamentos e descobre que tem vários que já não precisa ou que estão fora do prazo. E agora?

Agora é tempo de os juntar todos, não precisa de separar as caixas de cartão, as bulas, os frascos ou os copos-medida, mesmo que tenham restos de medicamentos que não tomou. Pegue em tudo isso e deixe num contentor VALORMED na farmácia ou parafarmácia mais perto de si. Sabia que pode fazer o mesmo para os medicamentos dos seus animais de estimação? É verdade, o processo é exatamente o mesmo.

E este texto podia ficar por aqui. Mas queremos que saiba que ao fazer este pequeno gesto está a garantir que as substâncias usadas nos medicamentos não vão parar ao ambiente prejudicando a nossa fauna e flora.

Nem todos os constituintes dos medicamentos conseguem ser neutralizados e tratados nas estações de tratamento de águas e esgotos e correm o risco de ir parar aos rios e oceanos.

Ao separar os seus medicamentos com a VALORMED está a contribuir para a preservação do ambiente e proteção da saúde pública.

Há um sítio certo para tudo e o dos medicamentos fora de uso ou de prazo de validade é no contentor VALORMED e nunca no lixo doméstico, ecopontos ou despejados pelo esgoto. Proteja o ambiente, entregue-os numa farmácia ou parafarmácia mais próxima de si que a VALORMED trata do resto.

Os medicamentos fora de uso são nos contentores VALORMED
Os medicamentos fora de uso são nos contentores VALORMED

10 factos sobre a recolha de medicamentos e a VALORMED:

- A VALORMED foi criada há mais de 20 anos, mais precisamente em 1999.

- A VALORMED é uma sociedade sem fins lucrativos.

- A VALORMED tem pontos de recolha em todo o Continente e Ilhas, concretamente nas farmácias e parafarmácias.

- Em 2020, foram entregues cerca de 1147 toneladas de resíduos de medicamentos nos pontos VALORMED.

- Segundo um estudo de opinião realizado recentemente, no que diz respeito aos medicamentos, apenas 42% da população portuguesa faz a sua separação e entrega nos pontos de recolha VALORMED, um número muito baixo que é urgente alterar.

- Todos os anos a VALORMED atribui o Prémio Ambiente VALORMED às Farmácias Comunitárias que mais resíduos recolheram e se evidenciaram na divulgação do sistema VALORMED.

- Os testes rápidos à Covid-19 que se vendem nas farmácias NÃO devem nem podem ser descartados nos contentores VALORMED.

- Nunca despeje os seus medicamentos na sanita ou no lavatório. Sabia que os medicamentos hormonais, por exemplo, contêm um grande impacto no ambiente quando são descartados incorretamente? Estudos demonstram que, quando chegam à água, estes químicos afetam o sistema reprodutor dos peixes, nalguns casos tornando-os “hermafroditas”, o que afeta o tamanho dos cardumes.

- Não deposite materiais como agulhas, seringas com agulhas incorporadas e outro material corto-perfurante nos contentores da VALORMED, pois acarreta riscos para quem os manipula ao longo do sistema de recolha e transporte.

- Materiais de penso e cirúrgico, como gaze e algodão, e desinfetantes como o álcool etílico ou água oxigenada, não devem nem podem ser depositados. nos contentores VALORMED.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.