Tempo
|

A+ / A-

Conteúdo Patrocinado

Todos somos água, é urgente poupar este recurso tão precioso

Ana Marta Domingues


Viemos da água, somos água, dependemos dela para sobreviver. Sem água não há vida! Mas a água, como sabemos, é um bem cada vez mais escasso na Terra. É urgente poupar este recurso tão precioso.

Descubra hoje mesmo como reduzir o consumo de água em sua casa. E considere adquirir equipamentos mais eficientes com a ajuda da Sanitana.

Comece já hoje a poupar água em sua casa:

- Comece por dizer não aos banhos que nunca mais acabam. Sabia que num banho de imersão gasta, em média, cerca de 250 litros de água? Se o fizesse todos os dias gastaria quase 8000 litros de água por mês! 15 minutos de duche podem significar até 180 litros de água desperdiçada. Em 2021 substitua estes banhos mais longos por duches rápidos. O ideal era gastar apenas o tempo de uma música a passar na rádio, cerca de 3 minutos, acha que consegue? Experimente!

- Se ainda não tem uma torneira termostática lembre-se de fechar a torneira quando se estiver a ensaboar. E sabe aquela primeira água que sai, que está fria, e não apetece nada? Então encha um balde até que aqueça. Pode usar essa água mais tarde para lavar o chão, regar ou, quem sabe, lavar alguma coisa à mão, uma peça de roupa por exemplo.

- Sabia que uma torneira a pingar um dia inteiro pode traduzir-se em quase 20 litros de água desperdiçados?

Verifique se as torneiras estão bem fechadas e se estas ou outros equipamentos sanitários têm potenciais fugas para garantir que o que usa é efetivamente ao seu serviço.

- Sabia que uma torneira aberta pode gastar até 9 litros de água por minuto? Para poupar, basta que se lembre de fechar a torneira quando lavar os dentes ou fizer a barba! Usar um copo com água para lavar os dentes é uma excelente solução! E pôr a tampa no lavatório para fazer a barba também! São dois gestos simples que poupam litros de água ao planeta!

- No momento de equipar a sua casa de banho, com torneiras e loiças sanitárias, escolha o melhor design associado às melhores tecnologias, pensadas especificamente para poupar o ambiente e promover um desenvolvimento sustentável.

Sanitas ou torneiras com descargas e fluxos eficientes ajudam e muito na hora de poupar. Desde as duplas descargas nas sanitas, aos cartuchos inteligentes que permitem aberturas a dois tempos ou arejadores de controlo de fluxo nas torneiras, já há muitas tecnologias que podem ser a ajuda que precisa para começar a garantir que tem um consumo energético mais eficiente.

São estes novos hábitos, tão simples, que em 2021 vão fazer a diferença na sua vida e na do planeta, lembre-se deles.

Porquê escolher Sanitana:

Ao escolher Sanitana está a ter em conta a alta eficiência dos equipamentos que vai colocar em sua casa. Ao preferir marcas com preocupações ambientais e de sustentabilidade como a Sanitana, vai acabar por sentir também a poupança de recursos na sua própria carteira. No caso da Sanitana esses recursos são sobretudo hídricos e energéticos.

Inovações amigas do ambiente:

Ao longo dos anos a Sanitana procurou adotar todas as inovações tecnológicas que permitem a maior poupança tanto de água como energia. Estes desenvolvimentos existem em todos os produtos que lidam com água para funcionar, nomeadamente os sanitários e as torneiras.

Reduzir sem sacrificar a performance:

Se procura reduzir o seu consumo de água, optar por uma sanita com dupla descarga pode ser a mudança mais eficaz que pode fazer. Responsáveis por mais de 30% do consumo doméstico, as sanitas convencionais utilizam muitas vezes toda a água no tanque desnecessariamente. Por isso mesmo a maior parte dos nossos tanques disponibilizam uma dupla descarga – de 3/6 ou 3/4,5 litros – que lhe permitem usar apenas parte da água no tanque sem desperdícios.

Colocar o design ao serviço dos equipamentos :

Há uma nova tipologia de sanitas - ditas rimless ou sem aro - cujo novo desenho interno da área por onde circula a água permite que a descarga seja mais eficiente que a descarga tradicional (com aro fechado). A vantagem acrescida é que estes desenhos são intrinsecamente mais higiénicos e fáceis de limpar, por reduzirem as áreas de difícil acesso onde se podem acumular germes.

Eficiência enérgica:

Com a tecnologia usada na Sanitana usa menos água e energia. É um fluxo perfeito.

Descubra algumas das opções ao seu dispôr…

Cold Start:

A tecnologia Cold Start permite-lhe poupar energia sem esforço: sempre que abrir a torneira na sua posição central apenas a água fria será ativada. Para ligar a água quente basta mover o manípulo para a esquerda e só aí o sistema de aquecimento será acionado. Este desenvolvimento evita que a canalização receba água quente em vão, poupando energia e reduzindo as emissões de CO₂ – diminuindo o impacto no meio ambiente e na carteira.

Abertura Ecológica:

Uma torneira comum debita cerca de 12 litros de água por minuto: precisaremos mesmo de tanta água para lavar as mãos? Com a introdução da abertura ecológica o consumo de água é reduzido em metade, sem descurar o seu conforto. As torneiras são equipadas com um cartucho que trava o movimento do manípulo para duas posições pré-reguladas: meia abertura – 50% do fluxo de água; e a abertura total – o mesmo débito que uma torneira convencional.

Arejador Ecológico:

O ar é abundante, mas a água preciosa: descubra uma tecnologia que lhe permite tirar mais proveito da água e ao mesmo tempo reduzir o seu consumo. Os arejadores ecológicos são peças integradas na bica da torneira que enriquecem a água com ar. O resultado é um fluxo de água mais volumoso, preciso e suave, onde cada gota parece mais gorda, encorpada e leve. O resultado é a poupança de água sem esforço e um uso mais confortável, sem salpicos.

Regulação termostática:

Entra no duche e outra pessoa liga uma torneira: a água fica gelada ou a escaldar e com os olhos cheios de sabão tenta ajustar a temperatura? Uma torneira termostática acaba com estes episódios. Ligue a torneira e tenha a temperatura perfeita em segundos – mantendo-a durante todo o banho – para uma experiência mais confortável e segura.

Como funciona? As torneiras termostáticas têm sua estrutura de funcionamento um sistema que protege o utilizador de qualquer mudança brusca no caudal de água do chuveiro, mantendo a água à mesma temperatura, mesmo que alguém abra inadvertidamente outra torneira enquanto toma um duche. A válvula termostática reage instantaneamente às variações de pressão ou temperatura, reajustando a mistura entre água quente e fria para a temperatura previamente definida.

(disponível nos modelos Balance / Unic )

Já sabe, quendo chegar a altura de escolher torneiras e loiças sanitárias lembre-se que, quando se trata do futuro do planeta, as suas escolhas fazem a diferença. Quanto maior a eficiência energética, maior a poupança no ambiente e nos consumos em sua casa.

Saiba mais aqui.

Ao optar por equipamentos com inteligência verde vai estar a proteger mais o planeta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.