Tempo
|

A+ / A-

Pais em Luto


O testemunho de João de Bragança

Há 19 anos que sou um pai em luto. Porém, a vida – e seguramente muito a Acreditar – ensinou-me que não tinha de ser um pai de luto. Perder um filho é ter na mão uma moeda: numa das faces está o passado, representado pela imagem de quem perdemos, com tudo o que isso envolve de dor e saudade; na outra face está o futuro, representado por uma pergunta que nos desafia: o que faço com isto que me aconteceu?

A moeda reveste-se de outro encanto quando a rodamos na mão, quando vemos ambas as faces, quando conseguimos conciliar dentro de nós passado e futuro, desgosto e esperança. A Acreditar ofereceu-me esta moeda, acompanhando-me em tempos mais difíceis, ajudando-me a encontrar um sentido para o meu desgosto e a transformar uma perda numa luz – para mim e, se possível, para os outros.

Somos pais em luto, não temos de ser pais de luto.

João de Bragança

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.