Tempo
|

A+ / A-

Sexta-feira, 07 de agosto de 2020

D. António Couto


Boa Noite - 07/08/2020

A igreja celebra amanhã, dia 08 de agosto, a memória de São Domingos. São Domingos nasceu no Reino de Castela por volta do ano 1170, e morreu em Bolonha em seis de agosto de 1221. Os tempos eram então difíceis para a Igreja, que se via a braços com múltiplas heresias. Uma delas, muito em voga no sul da Europa, era a dos Albigenses, que professavam e espalhavam o maniqueísmo. A forma de viver dos Albigenses era, porém, pobre e simples, muito ao jeito do Evangelho, o que levava as pessoas a aderir em massa.
Por sua vez, os delegados pontifícios, enviados a combater esta heresia, vinham cheios de pompa, luxos, carros e criados, e não obtinham qualquer sucesso.
São Domingos leu bem a situação, e fez-se pregador simples e pobre. Abraçou o Evangelho, que sabia de cor, e falava quase só com Deus e de Deus. Falava com Deus: rezava; Falava de Deus: pregava. Foi contemporâneo de Francisco de Assis, mas era diferente de Francisco de Assis.
Muitos o seguiram. Fundou a ordem dos Pregadores (Dominicanos), que se dedicavam à oração e à pregação. São Domingos enviava-os a pregar dois a dois, ao jeito do Evangelho.
Como precisamos hoje, neste tempo confuso e sem horizontes claros, de voltar a esta simplicidade e alegria nova.
Nosso Pai São Domingos, rogai por nós!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.