Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Liga de Clubes

I Liga pode ter terceira equipa a subir via "play-off". Carlos Pinto diz que "seria excelente"

28 jul, 2020 • Inês Braga Sampaio


Assembleia geral da Liga discute, esta terça-feira, se o terceiro classificado da Segunda Liga disputará dois jogos frente ao antepenúltimo da Primeira. O treinador do Desportivo de Chaves defende que a medida aumentará a competitividade.

A implementação de um "play-off" entre o terceiro classificado da Segunda Liga e o antepenúltimo da Primeira e a manutenção das cinco substituições serão temas em discussão na assembleia geral da Liga de Clubes desta terça-feira, por sugestão do organismo que rege o futebol profissional.

A principal medida é a do "play-off", que no fundo acrescenta uma vaga na I Liga. A Liga apresenta como argumento o facto de mais nenhum campeonato da Europa com 18 equipas ter apenas duas equipas a subir e descer. Em declarações à Renascença, Carlos Pinto, treinador do Desportivo de Chaves, da II Liga, apoia a proposta, que "seria excelente para os campeonatos profissionais", e até vai mais longe.

"Eu apenas acrescentaria mais uma equipa: em vez de ser o antepenúltimo classificado da I Liga com o terceiro da II Liga, metia o terceiro e quarto da II Liga a disputar com duas equipas da I Liga. Nos campeonatos profissionais de outros países isso também existe e tornava ambos muito competitivos", sustenta o treinador.

Na opinião do técnico, de 47 anos, "saem todos beneficiados" com a implementação de um "play-off": "Acho que a I Liga não parte em vantagem, toda a gente sairia beneficiada. Se essa proposta for avante, tornará os campeonatos profissionais muito mais competitivos."

Carlos Pinto aponta, contudo, que "há outras situações" para que a Liga devia resolver, como a do Desportivo das Aves, que está sem pagar salários aos jogadores. Algo que "no futuro não deveria acontecer".

"Os profissionais deviam ser sempre protegidos, mas infelizmente é a realidade do futebol português", lamenta o treinador do Chaves.

Detalhes sobre as alterações propostas para 2020/21


  • Continua a haver duas equipas que descem e outras duas que sobem diretamente. A terceira vaga no principal escalão é discutida entre o terceiro classificado da Segunda Liga e o antepenúltimo (16.º) da Primeira, após o término dos campeonatos, num "play-off" a duas mãos. O clube da divisão inferior joga primeiro em casa;
  • Manutenção das cinco substituições, em três momentos do jogo, conforme implementado, na I Liga, após a paragem da Covid-19. Cada equipa seleciona nove suplentes. Medida aplicada, desta feita, a todas as competições profissionais;
  • Reconhecimento legal dos oficiais de ligação aos adeptos e dos adeptos, e vínculo contratual entre os diretores de segurança e as sociedades desportivas;
  • Adaptação das zonas com condições especiais para permanência dos adeptos com objetos de som, bandeiras e tarjas, para visitados e visitantes;
  • Adoção das normas e procedimentos da UEFA para situações de racismo, discriminação de género ou orientação sexual. O clube cujos adeptos incorram num destes cenários arriscará interdição do recinto de jogo válida para duas a cinco partidas.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.