Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Irmãs Doroteias desafiam jovens para fazer voluntariado nas férias

25 jul, 2020 • Ana Lisboa


Momentos de oração e de serviço são as propostas feitas pelas religiosas para o período entre 27 e 31 de julho.

A equipa da Pastoral Juvenil e Vocacional das Irmãs Doroteias lançaram este ano uma proposta de voluntariado diferente por causa da pandemia de Covid-19. Como não é possível realizar o que habitualmente faziam em anos anteriores – que era servir numa comunidade durante uma semana – agora a missão será diferente.

A iniciativa designa-se por "Serviço a um Povo 5x5", uma "missão de cinco dias com cinco momentos diários".

Na prática, traduz-se por duas orações, dois momentos de serviço dentro e fora de casa e à noite um tempo de convívio através de videoconferência via Zoom.

A Irmã Francisca Dias explica à Renascença que "de manhã, o voluntariado é sempre em casa". Os jovens "são desafiados a fazer alguma coisa, pode ser uma refeição, um bolo para a família".

Da parte da tarde, "os maiores de idade podem ir a alguma instituição. Pode ser um lar de idosos, pode ser um ATL, uma instituição que conheçam junto das suas casas". Quanto aos menores, "como não podemos acompanhá-los às instituições, são desafiados a fazerem uma atividade no seu ciclo familiar ou na sua vizinhança. Até pode ser visitar um avô ou uma avó, alguém que conheçam de família que possam apoiar".

À noite, a ocasião é aproveitada para que "cada um, nas suas casas, partilhe como viveu o dia. Será um momento de convívio e de oração final", explica esta religiosa das Doroteias.

Para poderem concretizar todas estas iniciativas, os jovens vão receber diariamente por email um KIT com os desafios que têm de cumprir.

Este ano "é importante saber que este KIT, ou seja, as propostas que eles vão receber foram realizadas por um grupo de jovens. Isto é, não foram as irmãs Doroteias que os pensaram. Mas são propostas, principalmente a dos desafios de voluntariado, que jovens pensaram para outros jovens. É importante dizer isto: jovens a pensar iniciativas para outros jovens", sublinha a Irmã Francisca Dias.

Vão participar neste voluntariado jovens de todo o país.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.