Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Apoio Renascença

Livros, debates e emissões de rádio: venha à Praça da Fundação

28/05/2020 • Ana Marta Domingues


Debates, programas de rádio em direto, música e livros. Conheça os novos lançamentos, todas as publicações e compre os livros como se estivesse na Praça da Fundação, na Feira do Livro de Lisboa.

Todos os anos, por esta altura, os livros saem à rua na Feira do Livro de Lisboa. Os microfones da Renascença misturam-se com os livros e apresentam-lhe autores e histórias, ensaios e retratos, estudos e artigos que fazem parte do dia-a-dia dos portugueses e da atualidade. Este ano a pandemia impediu-nos de nos encontrarmos por lá, mas não de ler e estar a par de todos os lançamentos e publicações da Fundação Francisco Manuel dos Santos. Este ano a Praça da Fundação reinventou-se online. Pode ouvir ou ver de novo as emissões especiais que se prepararam com autores e especialistas de várias áreas sobre os grandes temas dos livros da FFMS, em debates e programas de rádio, com descontos especiais nos livros.

A Renascença também esteve nesta Praça da Fundação em dois programas Da capa à Contracapa especiais, com moderação do jornalista José Pedro Frazão. O primeiro foi uma conversa exclusiva com Jaime Gama. Neste programa da Renascença, emitido na Praça da Fundação, esteve em debate O mundo para trás e para a frente. O ex-presidente da Assembleia da República e antigo ministro dos Negócios Estrangeiros Jaime Gama falou sobre o futuro da Europa e do mundo depois da pandemia. Numa outra emissão falou-se do Coronavírus e dos seus efeitos: será este vírus tão democrático quanto se diz? Quem mais perdeu e vai perder com a Covid-19? As respostas foram dadas pelo economista Pedro Pita Barros e pelo sociólogo Pedro Góis.

Para assistir a todos os programas e aos debates online de novo, com os jornalistas José Pedro Frazão e Carlos Vaz Marques, faça scroll aqui ou passe pela Praça da Fundação.

OIÇA E VEJA AQUI DE NOVO:

O fado do nosso confinamento

(emitido a 19 de junho)

Convidados: Aldina Duarte, fadista

Sinopse programa

Durante semanas, as ruas e estradas de Portugal foram espaços votados a um quase total abandono. Recolhidos em casa, os portugueses deixaram os espaços públicos sem ninguém e o fotógrafo Miguel Valle Figueiredo documentou esse vazio num conjunto de imagens insólitas e poderosas. No dia em que passam três meses sobre a data do início do confinamento devido à pandemia, a fadista Aldina Duarte – cuja voz se calou, em público, durante todo o período da quarentena – vai voltar a cantar, em diálogo com as imagens e as memórias desta experiência que não esqueceremos.

Recorde aqui esse momento, basta clicar na seta em baixo:

Entregues aos bichos (emitido a 18 de junho)

Livro: Cobras, Lagartos e Baratas: Os melhores Amigos dos Homens?

Convidados: Ana Daniela Soares, autora e Élio Vicente, Biólogo

Sinopse programa

A série documental da Netflix Tiger King, um sucesso de audiências a nível mundial, veio pôr em evidência uma paixão insólita que também em Portugal está a crescer: o fenómeno da adopção de animais exóticos, mesmo em contramão com as leis em vigor e as mais elementares normas de bom senso. Ainda antes da série televisiva, a jornalista Ana Daniela Soares foi conhecer esse mundo de convivência insólita entre seres humanos e animais. O livro Cobras, Lagartos e Baratas: Os melhores Amigos dos Homens? é o ponto de partida para a conversa entre a autora e o biólogo Élio Vicente.

Para ouvir toda a conversa de novo clique na seta em baixo:

Entregues aos Bichos - Praça da Fundação (Episódio 7)
Entregues aos Bichos - Praça da Fundação (Episódio 7)

16 de Junho, 3ªf, 19h

Saber morrer

Livro: E Se Eu Não Puder Decidir, Saber Escolher No Final da Vida

Convidados: Lucília Nunes, autora e Arminda Antunes, Enfermeira

Sinopse programa

Estamos sempre a tomar decisões, mesmo quando não nos damos conta disso. Mas há decisões cruciais que nos colocam especialmente à prova. As escolhas de cada um sobre o final de vida suscitam questões éticas delicadas e, acima de tudo, a informação necessária para uma análise consciente e esclarecida sobre as directivas antecipadas de vontade. Este e outros conceitos essenciais para a reflexão sobre as questões éticas relacionadas com o final da vida vão estar em equação na conversa entre Lucília Nunes, autora do ensaio E Se Eu Não Puder Decidir, Saber Escolher No Final da Vida e a enfermeira Armandina Antunes.

Saber Morrer- Praça da Fundação (episódio 6)
Saber Morrer- Praça da Fundação (episódio 6)

O tal “vírus democrático” - emitido a 12 de Junho

Especial Da Capa à Contracapa

Convidados: o economista Pedro Pita Barros e o sociólogo Pedro Góis.

Sinopse programa

Qual operário das fábricas do Minho ou da Azambuja, ou médico de Cuidados Intensivos, o vírus também nunca parou de trabalhar para todos.

Será mesmo assim “democrático” como ouvimos nestes meses?
A pandemia deu o corpo a um manifesto que parece expor as fragilidades de quem menos tem na carteira e mais dificilmente chega a saúde, educação ou cuidados de terceira idade.
Impactos e soluções em debate com o economista Pedro Pita Barros e o sociólogo Pedro Góis.

Carregue na seta para ouvir de novo:

Da Capa à Contracapa Especial - O tal Vírus Democrático
Da Capa à Contracapa Especial - O tal Vírus Democrático

Este país também tem de ser para velhos

(emitido a 11 de junho)

Livro: Os Pombos da Dona Alice, Envelhecer em Portugal

Convidados: Ana Catarina André, autora e Maria do Rosário Gama, Fundadora do Movimento Cívico APRe! – Aposentados, Pensionistas e Reformados

Sinopse programa

Portugal tem cada vez mais idosos. Em meados deste século, metade dos portugueses terão mais de 60 anos. Saber como vivem os mais velhos em Portugal é, por isso, uma necessidade urgente. A jornalista Ana Catarina André foi à procura de gente concreta, de idade avançada, para um diagnóstico humano em que sobressaem casos de solidão e carências, mas também estratégias de sobrevivência, como a que dá título ao livro que escreveu: Os Pombos da Dona Alice, Envelhecer em Portugal. É esse conjunto de retratos o ponto de partida para a conversa com a professora aposentada Maria do Rosário Gama.

Recorde o debate aqui, basta clicar na seta:

Envelhecer em Portugal - Praça da Fundação (Episódio 5)
Envelhecer em Portugal - Praça da Fundação (Episódio 5)

9 de Junho, 3ªf, 19h

O mapa das incertezas

Livro: O Mundo de Amanhã, Geopolítica Contemporânea

Convidados: Carlos Gaspar, autor e Bruno Cardoso Reis, especialista em relações internacionais

Sinopse programa

Vivemos num mundo perigoso. Depois do equilíbrio do terror, durante a guerra fria, e de um curto período de domínio norte-americano sem rivais, a ordem política internacional está num momento de incerteza quanto ao que será O Mundo de Amanhã, título do ensaio de Carlos Gaspar, que serve de pretexto para a conversa com o especialista em relações internacionais Bruno Cardoso Reis. Além da crise da ordem liberal e da rivalidade crescente entre Estados Unidos, China e Rússia, a geopolítica contemporânea tem agora pela frente um novo desafio e uma incerteza adicional: o modo como o mundo sairá da pandemia.


Recorde a conversa, basta clicar na seta em baixo:

O Mapa das Incertezas - Praça da Fundação (episódio4)
O Mapa das Incertezas - Praça da Fundação (episódio4)

O mundo de trás para a frente

(emitido a 5 de Junho)

Especial Da Capa à Contracapa

Convidado: Jaime Gama

Sinopse programa

Estará o mundo a caminhar para uma nova Guerra Fria? O que será da Europa depois da pandemia? O antigo governante e presidente do Conselho de administração da Fundação Francisco Manuel dos Santos Jaime Gama conta-nos se a História nos pode ajudar a compreender este momento. E partilha a sua visão sobre o que aí vem. Tudo no "Da Capa à Contracapa", parceria semanal da Renascença com a Fundação a cumprir três anos de debates sem pausa.

Recorde aqui o debate, tem a opção de ver em vídeo ou ouvir apenas o debate, clicando na seta mais em baixo.

Da Capa à Contracapa Especial - Entrevista Praça da Fundação
Da Capa à Contracapa Especial - Entrevista Praça da Fundação

Um dia de cada vez

(emitido a 4 de Junho)

Livro: Que Nós Estamos Aqui, 12 Passos Para a Recuperação

Convidados: João Tordo, autor e Claúdia Gaião Frade, psicóloga

Sinopse programa

Dependências há muitas. Nos casos mais graves são uma doença que pode matar. Os especialistas estimam o alcoolismo afecta entre 8% e 12% da população. No combate a esta epidemia, os Alcoólicos Anónimos criaram um modelo pioneiro entretanto replicado para outros tipos de dependência. O escritor João Tordo e a psicóloga Cláudia Gaião Frade conhecem de perto os famosos Doze Passos e é sobre eles e sobre os casos de pessoas concretas que os puseram em prática a conversa que tem como pretexto o livro Que Nós Estamos Aqui, 12 Passos Para a Recuperação.

Recorde aqui o debate, tem a opção de ver em vídeo ou ouvir apenas o debate, clicando na seta mais em baixo.

Um dia de cada vez - Praça da Fundação (episódio 3)
Um dia de cada vez - Praça da Fundação (episódio 3)

Ajudar a viver até ao fim

(emitido a 2 de Junho)

Livro: Cuidados Paliativos, Conheça-os Melhor

Convidados: Isabel Galriça Neto, autora e Laurinda Alves, jornalista

Sinopse programa

Legislação não falta, o que ainda falta são os meios necessários e a necessária sensibilidade social e política para fazer com que os Cuidados Paliativos se tornem, no nosso país, uma prática generalizada e acessível. A médica Isabel Galriça Neto dedica-se a esta prática médica há um quarto de século e a jornalista Laurinda Alves, depois do curso que fez na Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos (APCP), é “voluntária de cabeceira”, tendo acompanhado durante anos pessoas em final de vida. Juntas, médica e voluntária, vão partilhar experiências e reflexões sobre o muito que há ainda a fazer, em Portugal, em prol dos Cuidados Paliativos.

Veja o video ou clique na seta para ouvir apenas a conversa:

Ajudar a viver até ao fim - Praça da Fundação (episódio 2)
Ajudar a viver até ao fim - Praça da Fundação (episódio 2)

Aprender a ser mãe

(emitido a 28 de maio)

Livro: Quanto Tempo Tem Um Dia: Experiências de Maternidade

Convidados: Susana Moreira Marques, autora e Tatiana Salema Levy

Sinopse programa:

Ser mãe é uma ocupação a tempo inteiro. As escritoras Susana Moreira Marques e Tatiana Salem Levy sabem-no por experiência própria. Tatiana, que em Maio de 2017 escreveu para a revista Granta um texto sobre a sua própria experiência de maternidade, acompanhou de perto o parto do livro Quanto Tempo Tem Um Dia: Experiências de Maternidade, de Susana Moreira Marques; pretexto para uma conversa sobre o júbilo e o cansaço, os tormentos e o entusiasmo de ser mãe.

Recorde o primeiro debate da Praça da Fundação escolha como opção ver o video ou ouvir apenas, carregando na seta:

A Experiência da Maternidade - Praça da Fundação (episódio 1)
A Experiência da Maternidade - Praça da Fundação (episódio 1)
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.