Tempo
|
A+ / A-

Recolha do lixo em Lisboa tem novas regras devido ao coronavírus

20 mar, 2020 • José Carlos Silva


Resíduos de famílias com Covid – 19, ou suspeitas da doença, devem ir para o lixo comum e dentro de dois sacos bem fechados.

Veja também:


A recolha do lixo em Lisboa tem novas regras devido à pandemia de coronavírus. Os resíduos de famílias com a Covid-19, ou suspeitas da doença, devem ir para o lixo comum e dentro de dois sacos bem fechados, apela a Câmara de Lisboa.

Conheça as novas normas para os tempos da Covid -19

  • Famílias com pessoas infetadas (ou com essa suspeita): os seus resíduos devem ser todos colocados em sacos de lixo resistentes e descartáveis, com enchimento até 2/3 (dois terços) da sua capacidade.
  • Os sacos, devidamente fechados, devem ser colocados dentro de um 2.º saco, também devidamente fechado, e depositados no contentor de resíduos indiferenciados. Ou seja, no caixote de lixo comum.
  • As máscaras e luvas também devem ter o mesmo destino: o lixo comum.

As medidas entram imediatamente em vigor. Em complemento, a Câmara de Lisboa tomou medidas para evitar a disseminação do vírus, nomeadamente junto dos trabalhadores envolvidos nas operações de recolha e tratamento de resíduos.

E, seguindo as práticas tomada sem cidades como Amesterdão, Paris, Los Angeles e Roterdão, a autarquia da capital avisa que:

  • Está suspensa a recolha seletiva Porta-a-Porta de vidro em entidades comerciais;
  • Está suspensa a recolha seletiva porta-a-porta, passando apenas a ser recolhidos resíduos indiferenciados 3 vezes por semana;
  • Mantém-se a recolha seletiva nos Ecopontos de superfície e subterrâneos;
  • Mantém a recolha seletiva porta-a-porta de biorresíduos, ou seja, resíduos alimentares e similares, nas entidades comerciais e no projeto piloto doméstico na Alta de Lisboa;
  • Estão suspensos todos os serviços de recolha a pedido através do atendimento do município (objetos volumosos/monstros; e resíduos de construção e demolição, bem como resíduos de jardins).
  • Estão encerrados ao público os Parques de Apoio à Higiene Urbana (entrega de resíduos volumosos e/ou específicos);

Gráfico com os novos casos de coronavírus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.