Tempo
|

Renascença Ouve +
A+ / A-

Crédito à habitação sustentável


Economia Verde tem sido um tema muito falado e o papel que os bancos podem e devem ter ao financiar investimentos e projetos mais sustentáveis, é muito importante. É uma forma de darem um bom contributo para a sustentabilidade

O Banco Explica - Habitação sustentável
O Banco Explica - Habitação sustentável

Crédito habitação para casas sustentáveis já é uma realidade?

Há bancos que já dispõem de uma oferta específica para o financiamento da compra de uma casa sustentável, uma casa eficiente e por isso mesmo é mais amiga do ambiente. O Banco Montepio é um deles.

O que define uma casa sustentável?

Terá sempre que ser um imóvel com determinadas características em termos energéticos. Por exemplo, um imóvel com certificado energético com classificação A ou A+, vai abrir a porta a uma série de condições mais favoráveis na hora de contratar um Crédito Habitação.

Em que se traduz essa classificação?

Uma casa com a classificação A+ privilegia três aspetos:

- a qualidade dos edifícios (ou seja, das paredes, das janelas, o desempenho térmico, os isolamentos);

- equipamentos de elevado grau de eficiência e baixo consumo de energia;

- o uso de energias renováveis.

O facto dos bancos terem agora condições especiais no crédito para habitações com melhor classificação energética pode funcionar como um incentivo para o aumento da construção sustentável em Portugal.

Quais são as condições para quem opta por comprar estas eco casas?

Há algumas diferenças entre as ofertas disponíveis no mercado, mas podem passar pela isenção da comissão de avaliação, e esta até pode ser cumulativa com outras condições promocionais. Há também bancos que garantem condições especiais de financiamento para projetos ou obras na habitação, desde que tenham como objetivo a melhoria da eficiência energética.

É necessário entregar alguma prova de que a casa é sustentável?

É preciso mostrar o certificado energético da casa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.