Tempo
|
A+ / A-

​Morreu Luís de Barros, antigo diretor do "Diário de Notícias"

20 nov, 2019


Jornalista dirigiu o jornal durante os tempos conturbados do PREC. Era casado com a escritora e poetisa Maria Teresa Horta.

O jornalista Luís de Barros, que dirigiu o “Diário de Notícias” durante o tempo do PREC (Processo Revolucionário em Curso), depois da do 25 de Abril, morreu aos 78 anos, disse esta quarta-feira à agência Lusa um amigo da família.

Luís de Barros dirigiu o DN durante o PREC, um momento conturbado no jornal em que foram afastados vários jornalistas que tinham reclamado contra a ausência de pluralismo ideológico, numa altura em que era diretor-adjunto o escritor José Saramago, que tomou essa decisão na ausência do diretor.

Foi ainda presidente do Sindicato dos Jornalistas antes do 25 de Abril e depois da Revolução foi subsecretário de Estado da Comunicação Social num dos governos provisórios.

Luís de Barros frequentou a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e começou a carreira jornalística em 1968 no jornal "A Capital", tendo passado por outras redações, como a do semanário "Expresso" ou o "Diário Económico".

Era casado com a escritora e poetisa Maria Teresa Horta.

O corpo de Luís de Barros está desde esta quarta-feira na Igreja de São João de Deus, em Lisboa, de onde parte o funeral na quinta-feira para o cemitério do Alto de São João ao início da tarde.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.