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Oh! Não! A máquina “engoliu" o meu cartão


O Banco Explica o que fazer e onde se deve dirigir

Banco explica 14 nov - cartão retido
Banco explica 14 nov - cartão retido

Porque é que o cartão fica retido na máquina?

Nos casos mais comuns a máquina retém um cartão quando o utilizador esgota as tentativas do PIN, quando o cartão expira, quando há suspeita de fraude ou em caso de avaria da própria máquina


Se isso acontecer o que devo fazer?

  • Se a caixa multibanco está instalada no seu banco - Basta entrar, identificar-se e explicar o que se passou para ter o seu cartão de volta, na hora. E mesmo que o balcão já esteja fechado, passe lá no dia seguinte e fica resolvido.
  • Se a caixa multibanco estiver noutro banco - A primeira coisa que tem de fazer é informar o seu banco. E é o seu banco que depois entra em contacta com o balcão onde o seu cartão ficou retido, para fazer o pedido de devolução. Ou seja, entre pedidos e o envio do cartão para o seu balcão, podem passar alguns dias.
  • Se a caixa está numa loja ou em qualquer outro sítio que não o balcão de um banco - Pode ser num supermercado, numa loja, no cinema. Nesses casos, é preciso informar o banco e expor a situação. É o banco do utilizador que entrará em contacto com a empresa que gere aquele ATM. Neste caso concreto, pode demorar mais tempo até rever o seu cartão, uma vez que não depende da instituição bancária, mas sim de outra entidade.


Em Resumo:

Quando a ATM “engole” o seu cartão, pode recuperá-lo sem ter de o cancelar (a não ser que demore mais tempo do que o que está disponível para esperar). Nesse caso, pode ser preferível pedir um cartão provisório ou cancelar o cartão e pedir um cartão novo.

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