Tempo
|

Renascença Ouve +
A+ / A-

Mapa de Responsabilidade de Crédito: sabe o que é?


Consulte num único sítio todos os seus créditos: é fácil, simples e gratuito

banco explica 12 nov - mapa responsabilidade
banco explica 12 nov - mapa responsabilidade

Mapa de Responsabilidade de Crédito: o que é?

É um documento individualizado, disponível no site do Banco de Portugal, que reúne informação sobre todos os créditos, efetivos e potenciais, assumidos por uma pessoa ou uma empresa perante as instituições de crédito. Na prática, é uma base de dados de créditos.

Que informação consta nessa base de dados?

Todos os empréstimos que temos, por exemplo: o crédito à habitação, o crédito automóvel, o crédito pessoal, os descobertos autorizados – como o da conta ordenado ou o plafond não utilizado dos cartões de crédito. Está lá tudo registado.

Todas as pessoas têm um Mapa de Responsabilidade de Crédito?

Todas as que têm um crédito a partir de 50 euros, um cartão de crédito ou as que são fiadoras têm um Mapa de Responsabilidade de Crédito. Mas também aqui aparecem: leasings, avales, ou descobertos autorizados. No fundo, só estão excluídos os créditos iniciais inferiores a 50 euros. Mas ainda assim, o valor utilizado, mesmo que seja mais pequeno, é sempre comunicado neste mapa.

Quem tem acesso ao mapa?

Em primeiro lugar, as instituições financeiras, que acedem a esta base de dados para avaliar o risco de conceder crédito a determinada pessoa ou empresa.

Mas, de um modo geral, qualquer pessoa pode e deve consultar o seu, basta ir ao site do Banco de Portugal.

E é muito simples:

1.º passo: ir ao site do Banco de Portugal e na barra superior à esquerda escolher ‘Particulares’ ou ‘Empresas’ consoante o caso.

2.º passo: clicar em ‘Central de Responsabilidades de Crédito’ e escolher uma data para a consulta dos dados.

3.º passo: autenticar-se com os dados do cartão de cidadão ou com os dados do portal das finanças e já está, o download do mapa começa automaticamente.

Depois: é só abrir o ficheiro e ver o seu mapa. Fácil, simples e gratuito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.