Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Conta de serviços mínimos bancários: sabe o que é?


O Banco Explica como pode, ou não, ser vantajosa para si

24 set - serviços minimos bancarios

Conta de serviços mínimos bancários: o que é?

A conta de serviços mínimos bancários, em termos práticos, é uma conta absolutamente normal. É uma conta à ordem, em que é possível aceder aos serviços bancários, considerados essenciais, a um custo mais reduzido


Porque é que os custos são mais baixos?

Exatamente porque esta conta inclui apenas os serviços considerados essenciais, os ditos serviços mínimos. Estão incluídos: depósitos, levantamentos, pagamentos de bens e serviços, débitos e transferências, cartão de débito, crédito, cheques… ou seja, estamos a falar dos serviços considerados essenciais, os do dia a dia. E é isso que justifica o custo mais reduzido. O valor varia de instituição financeira para instituição financeira, e pode não ter custos de todo, ou custar – no máximo – 4,35€ por ano.


Quem pode ter esta conta?

Qualquer pessoa, desde que não seja titular de uma conta à ordem no sistema bancário. Se já tiver uma conta, pode sempre convertê-la numa conta de serviços mínimos bancários.


Quais as vantagens e desvantagens?

Estes serviços mínimos são tidos como mais do que suficientes para o dia a dia.

No entanto, para algumas pessoas poderá ser insuficiente. Esta é uma conta, por exemplo, sem descoberto autorizado, e que não permite conta-ordenado, uma condição muitas vezes agregada ao crédito habitação. Enfim, cada caso é um caso. Ao Banco compete dar-lhe toda a informação, com transparência, para que possa decidir o que é melhor para si.


Para abrir a conta é preciso algum documento em especial? Ou algum montante mínimo?

O processo de abertura de conta é igual ao de uma conta à ordem. O cliente deverá dirigir-se a um balcão e entregar todos os documentos necessários: o documento de identificação pessoal e fiscal, o comprovativo de morada e o comprovativo de vínculo laboral (por exemplo os recibos de vencimento mais recentes).

Em relação ao montante, no Banco Montepio não existe montante mínimo para a abertura da conta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.