Tempo
|
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Mandela Day - 18/07/2019

O Mundo em Três Dimensões

Mandela Day: 67 minutos para fazer a diferença

18 jul, 2019 • André Rodrigues e Paulo Teixeira (sonorização)


Esta quinta-feira, celebra-se o nascimento de Nelson Mandela e a sua fundação pede a todos os cidadãos do mundo disponibilizem 67 minutos do seu tempo a ajudar os outros. Os portugueses são dos europeus que menos dedicam o seu tempo a projetos de voluntariado.

Esta quinta-feira, há 101 anos, nasceu Nelson Mandela. Precisamente neste dia 18 de julho de 1918, por acaso, também, uma quinta-feira.

Hoje é o Dia de Mandela, uma data instituída pelas Nações Unidas, em 2009, para assinalar a vida e o legado do histórico líder sul-africano e um dos mais respeitados a nível mundial.

E o que pode fazer? Dedicar 67 minutos ao serviço da comunidade, em memória dos 67 anos luta de Nelson Mandela pela igualdade racial e pelos direitos humanos.

As ações de voluntariado representam 4% do total de horas trabalhadas em Portugal. E o seu valor monetário corresponde a aproximadamente 1% do Produto Interno Bruto.

Dados que confirmam que Portugal continua a ter baixos níveis de voluntariado. O World Giving Index coloca o país na posição 83 de um ranking mais de 140 países.

Portugal tem uma taxa de voluntariado nacional de apenas 28%. Que é metade da Irlanda, o país europeu com maior taxa de participação em trabalho voluntário (56%).

Mas é do outro lado do mundo que encontramos os três países que fecham o pódio dos mais dedicados ao voluntariado: Indonésia, Austrália e Nova Zelândia.

Nestes três países, praticamente vizinhos, três em cada cinco pessoas doam parte do seu tempo ao bem estar da comunidade.

Hoje, o desafio são 67 minutos ao serviço da comunidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.