Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - TAEG - 10/07/2019

O Mundo em Três Dimensões

Sabe o que é a Taxa Anual Efetiva Global do crédito à habitação?

10 jul, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


É a famosa TAEG. Ouvimos falar, mas poucos são os que sabem o que significa. E a verdade é que esta taxa tem grandes implicações na nossa vida financeira, porque é a que determina qual o custo total de um crédito.

Os bancos voltaram a abrir os cordões ao crédito e só nos primeiros três meses do ano emprestaram dois milhões e 300 mil euros, só para crédito à habitação.

É o valor mais alto desde 2010… apesar dos alertas do Banco de Portugal.

Se por acaso está entre os que pediram dinheiro ao banco ou ainda está a pagar o seu crédito à habitação (ou outros créditos quaisquer), já certamente ouviu falar de

TAEG, a Taxa Anual Efetiva Global.

Para perceber como funciona, recorremos ao simulador de crédito à habitação do Banco de Portugal.

Exemplo: pedi 180 mil euros para comprar casa, com um prazo de 40 anos.

Taxa anual nominal, 2%. TAEG, 2,05%.

Mas, afinal, o que é isto? É o custo total de um crédito, expresso em percentagem anual do montante do empréstimo recebido.

Ou seja, é aquilo que pagamos em juros, impostos e comissões, para além do montante inicialmente pedido.

Voltemos ao nosso exemplo para ver como funciona. Para 180 mil euros de crédito a 40 anos, com uma TAEG 2,05%, pago 545 euros de mensalidade.

Na primeira, amortizo 245 euros em capital e 300 euros em juros; 480 mensalidades depois, é ao contrário: amortizo 544, 18 euros de capital e 91 cêntimos em juros.

Pelo meio, paguei mais 82.700 euros do que pedi. É muito, não é? Pois é. São os tais 2,05% de TAEG que fazem a diferença.

Por isso, se eu pegar nesse montante e somar aos 180 mil euros que pedi ao meu banco, vou no final pagar 262.700 euros – o montante total imputado ao consumidor.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.