Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Impostos em 2018 - 09/07/2019

O Mundo em três Dimensões

Impostos atingiram o valor mais alto dos últimos 46 anos em 2018

09 jul, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Vai saber já a seguir. Para já, fique a saber que, no ano passado, os impostos atingiram o valor mais alto dos últimos 46 anos.

Há coisas que não gostamos de ouvir ou de ler, mas o melhor é estarmos informados. Viver na ignorância não traz vantagem a ninguém, mesmo que as notícias nos deixem assim irritados. Pois é, vamos mesmo falar de impostos, a propósito do debate sobre o estado da Nação.

De acordo com a mais recente atualização do Instituto Nacional de Estatística, cada português pagou 4.310 euros em impostos no ano passado. Mais 211 euros do que em todo o ano de 2017.

Estamos a falar do valor mais elevado desde que há registos.

A maioria (55%) daqueles 4.310 euros per capita diz respeito a impostos indiretos, relacionados com despesas e consumo: é caso do IVA, do Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP), do Imposto Único de Circulação, do IMT (Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis) e do imposto de selo.

Está tudo no site da Pordata: os impostos cobrados em 2018 representaram 22% do Produto Interno Bruto (PIB).

Ora, se em 2018, o PIB era de pouco mais de 200 milhões, 22% correspondem a 44 milhões de euros.

Também aqui é o valor mais alto desde 1972, o primeiro ano de que há registos. Ou seja, é o valor mais elevado dos últimos 46 anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.