Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O futuro incerto da Grécia

09 jul, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


O novo primeiro-ministro grego vai governar com maioria absoluta. Mas deu sinais de moderação, numas eleições onde os extremos não tiveram bons resultados.

Com uma maioria absoluta no parlamento de Atenas, o novo governo grego, de direita, beneficiará de estabilidade. Mas será que a Grécia irá regressar aos governos das grandes famílias políticas e económicas, que há dez anos levaram o país à bancarrota?

O novo primeiro-ministro, Mitsotakis, é filho de um antigo chefe do governo e irmão de uma ex-ministra dos Negócios Estrangeiros e ex-presidente da Câmara de Atenas. Não são sinais animadores. Em contrapartida, Mitsotakis fez uma campanha eleitoral moderada, enfrentando a ala mais à direita do seu partido.

Aliás, os extremismos não se saíram bem destas eleições gregas. O partido neonazi não chegou aos 3%, por isso não entrou no parlamento. À esquerda, o partido de Varoufakis (ex-ministro das Finanças, tendo saído do governo em rutura com Tsipras), logrou passar os 3%, mas por pouco, o que não é famoso.

O primeiro-ministro derrotado, Tsipras, tornou-se líder da oposição. Mas como é possível confiar num governante que promoveu um referendo sobre a austeridade, ganho pelo “não” (como ele pretendia), e logo a seguir aplicou uma política de total aceitação da austeridade imposta pelos credores?

A Grécia não foi bem tratada pela UE e em particular pela Alemanha. Mas o governo grego da altura (de direita) tinha falsificado as contas do Estado. Esperemos que a Grécia não volte a dar pretextos para ser mal tratada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.