Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Fontana di Trevi - 05/07/2019

O Mundo em Três Dimensões

Há uma fonte na Europa que dá um milhão e meio de euros por ano

05 jul, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


É um dos locais mais turísticos do mundo e um monumento em Itália. Quem por lá passa atira uma moeda, na esperança que isso dê boa sorte. Já adivinha do que falamos?

Agora que boa parte do país se prepara para ir de férias, há um sítio onde uma simples moeda pode dar uma ajuda a encontrar a sorte. Pelo menos, basta acreditar nisso.

Certamente, já ouviu falar na Fontana di Trevi, que, a seguir ao Vaticano, deve ser um dos sítios mais procurados pelos turistas que visitam Roma.

É a maior fonte do estilo barroco em Itália: tem 26 metros de altura e 20 metros de largura.

Deve o nome “Di Trevi ao facto de se situar no cruzamento de três estradas que marcam o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteceu a cidade que foi, outrora, a capital de um dos maiores impérios da História.

Talvez seja essa a razão para a maior parte dos turistas querer regressar a Roma.

É da tradição que, quem pede um desejo, atire uma moeda para dentro da fonte. Se o desejo se concretiza ou não… é outra história.

Turistas de todo o mundo deixam um milhão e meio de euros nas águas da sorte. Mas, o que acontece ao dinheiro depositado na Fontana di Trevi? O dinheiro tem sido utilizado pela Cáritas, em projetos de solidariedade social.

A fonte mais procurada de Roma recebe, em média, 450 mil visitas por mês, 1.200 por hora.

São 300 anos na história da Cidade Eterna. Serviu de cenário em filmes como a Fonte dos Desejos, de 1954, ou La Dolce Vita, de Fellini, aquele filme onde Anita Ekberg convida Marcello Mastroianni para um beijo na fonte. Não tente fazer isto noutro sítio qualquer. A cena é romântica, mas pode valer-lhe, pelo menos, uma boa reprimenda se for visto por algum agente da autoridade.

Por isso, se os seus planos de férias passam por Roma, não deixe de visitar a célebre Fontana di Trevi. Cumpra a tradição e deite lá a moeda à água. Pode ser que dê sorte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.