Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Retrovisores - 04/07/2019

O Mundo em três Dimensões

Há um país onde ter um pinheirinho ambientador no retrovisor dá direito a multa

04 jul, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Regras são regras e quem as viola arrisca-se. Mas há uma marca de luxo francesa que reinventou o conceito do ambientador de carro e criou um pinheirinho que custa 195 euros.

Todas as ideias para promover mais segurança nas estradas são bem-vindas, ainda que impliquem algumas proibições. Se fala ao telemóvel, arrisca pagar 120 euros de coima; se não usar o cinto de segurança, são mais 120 euros; se não cumprir os limites de velocidade, volta a pagar.

Regras são regras. A decisão de as cumprir é da cada um, mas não se pode queixar se for apanhado a prevaricar.

Se tem um ou mais objetos que se penduram nos retrovisores do carro, saiba que tem a sorte de não viver no Reino Unido. Sejam pinheirinhos ambientadores, terços, dados, galhardetes e outros elementos decorativos. Tudo isso está banido.

No Reino Unido, quem tiver santinhos, terços, galhardetes e cheirinhos alegremente a abanar no espelho arrisca entre 100 e 1.117 libras de multa – entre 111 e 1115 euros. O montante máximo aplica-se às infrações repetentes.

O objetivo é convencer os automobilistas a não colocarem objetos que possam obstruir o campo de visão, reduzindo o tempo de reação e, assim, causando acidentes.

Em Portugal, esta proibição não existe – basta olhar para dentro dos táxis.

Além disso, uma marca de luxo francesa reinventou o conceito e criou um pinheirinho de cheiro que custa 195 euros. Azul celeste, rosa claro, verde e preto.

Com ou sem pinheirinho no retrovisor, o melhor mesmo é conseguir ver a estrada toda à sua frente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.