Emissão Renascença | Ouvir Online
Fernando Medina-João Taborda da Gama
O presidente da Câmara de Lisboa e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver na capital olham para os principais temas da atualidade.
A+ / A-
Arquivo
Fernando Medina e João Taborda da Gama - Capoulas Santos à RR e novos nomes para altos cargos na UE - 04/07/2019

Taborda da Gama

"Hoje é preciso uma maioria que permita ser superior ao que os outros partidos todos juntos consigam"

04 jul, 2019


João Taborda da Gama e Fernando Medina comentam o apelo à maioria absoluta lançado pelo socialista Capoulas Santos e os novos nomes que vão ocupar os cargos de topo da UE.

Considerando que, antes de qualquer eleição, existe em Portugal a tradição de encontrar “a semântica do qualificativo a seguir a maioria – se é robusta, se é forte ou expressiva”, João Taborda da Gama diz que, desde as últimas legislativas, há uma nova noção de maioria.

“Às vezes, a maioria não basta, não é a maioria no partido mais votado que chega para governar. Hoje é preciso um qualificativo que é uma maioria que permita ser superior àquilo que os outros partidos todos juntos consigam”, afirma.

Quanto ao próximo momento eleitoral, Taborda da Gama diz começar “a perceber, na estratégia do PS, um utilizar da maioria absoluta para captar votos ao centro, como quem diz 'deixem-nos governar sozinhos; não gostam do Bloco e do PC no Governo, então votem em nós e não votem à direita'”.

Sobre as escolhas do Conselho Europeu para os cargos de topo da União Europeia, Fernando Medina diz compreender o desapontamento de António Costa na nomeação de Ursula von der Leyen, de centro-direita, para a presidência da Comissão Europeia.

“Este resultado segue-se à falência de um acordo que [o primeiro-ministro] tinha atingido com Angela Merkel, em que a presidência da Comissão seria dada aos socialistas e depois distribuídos os restantes lugares. E o que aconteceu é que Merkel não conseguiu fazer valer o seu peso, porque o PPE neste momento está capturado pelo grupo de Viktor Orbán”, primeiro-ministro da Hungria, afirma.

“Este grupo hoje manda no PPE”, reforça Medina.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.