Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Mudança de líderes da UE e época de incêndios - 01/07/2019

J. Lucas Pires

"Queremos uma democracia a sério na União Europeia"

01 jul, 2019


Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo debatem, nesta segunda-feira, as difíceis negociações em Bruxelas para escolher os novos dirigentes e o início da fase crítica dos incêndios.

Jacinto Lucas Pires diz que a confusão a que se assiste em Bruxelas para escolher os novos nomes que vão ocupar os lugares de topo mostra que “precisamos de uma democracia a sério na União Europeia”.

“Isto é demasiado obscuro e só ajuda ao argumento de que a Europa é opaca e não se percebe bem o que se passa em Bruxelas”, sustenta.

Henrique Raposo considera que existe é “um choque claro entre a Europa ocidental e oriental”.

Os dois comentadores analisaram depois a entrada na fase crítica do combate a incêndios, que começa sem 20 meios aéreos.

Jacinto Lucas Pires considera que “as contingências administrativas têm que ser contornadas, porque é uma situação de exceção e quem não percebe isso não percebe nada do que aconteceu nos últimos tempos”.

Henrique Raposo não entende porque é que não existe uma “esquadrilha especializada das Forças Armadas” para os incêndios.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.