Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EMEL. Condutores pagam para estacionar em cima do passeio em Lisboa

26 jun, 2019 • Redação


Em várias ruas da zona de Campolide os carros ficam parcialmente em cima do passeio destinado aos peões, uma infração ao Código da Estrada.

No bairro de Campolide, em Lisboa, os condutores pagam para estacionar em cima do passeio.

Naquela zona da cidade há lugares de estacionamento com parquímetro da Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL) em que os carros ficam parcialmente em cima do passeio destinado aos peões.

A situação verifica-se nas ruas Vieira Lusitano, Conde das Antas, Leandro Braga e Soares dos Reis, avança o “Jornal de Notícias”.

Fotografias divulgadas por utilizadores das redes sociais mostram as viaturas a ocupar metade do passeio e metade da faixa de rodagem.

As linhas de estacionamento estão desenhadas no asfalto e o passeio está dividido por pilaretes, a separar o espaço destinado a carros e peões.

De acordo com o artigo 49 do Código da Estrada, é proibido estacionar “nas pistas de velocípedes, nos ilhéus direcionais, nas placas centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados ao trânsito de peões”.

Quem infringir estas regras paga uma coima entre os 30 e 150 euros.

O "Jornal de Notícias" contactou a EMEL, que remeteu explicações sobre o caso para a Câmara de Lisboa, que será a "responsável pelo layout dos lugares". Aguarda-se um comentário da autarquia a esta notícia de condutores que pagam para estacionar em cima do passeio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.