Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Verão - 25/06/2019

O Mundo em Três Dimensões

Portugueses criam "fake holidays"

25 jun, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Três em cada cinco portugueses mentem sobre aspetos das suas férias.

Se está de férias, ou se, simplesmente estava à espera de dias mais de Verão, é possível que se sinta enganado. Mas não desanime. Os dias quentes vão chegar…

Cá dentro ou lá fora, o que interessa é que se divirta. Sem enganar os outros.

Sabia que três em cada cinco portugueses mentem sobre aspetos das suas férias? É o que revela um estudo realizado pelo Jetcost, um site de pesquisa de viagens que entrevistou três mil cidadãos europeus.

Os dados mostram que os portugueses são os terceiros menos verdadeiros no que toca às suas férias, apenas ultrapassados por italianos e espanhóis.

A nossa companhia neste ranking não mente. Isto é mesmo um problema do sul da Europa.

E o que fazem aqueles que mentem sobre o lugar onde (não) estiveram nas férias? Publicam fotografias falsas nas redes sociais. Imagens apenas de paisagem desses destinos onde dizem ter estado, mas na verdade nunca estiveram. Aparecer nas fotografias é que não. E o argumento pode ser tão esfarrapado, a ponto de dizerem que não queriam estragar a beleza natural com uma cara ou uma silhueta tão feia.

Na verdade, os motivos que levam os portugueses a mentir sobre as férias podem ser absolutamente extraordinários: 36% têm vergonha de revelar o local para onde vão de férias; 30% mentem porque querem impressionar os amigos e os familiares.

Quando dizem que se banharam nas águas cálidas de South Beach Miami, na verdade, não foram além do Algarve ou da Caparica, da Zambujeira do Mar, da Praia da Vieira ou de Moledo.

Não tem mesmo nada a ver. Basta pôr o pé na água e percebe-se logo: 31% dos destinos de férias mais inventados pelos portugueses ficam na América. 26% na Europa, 20% na América do Sul, 12% na Ásia e 9% em África.

Já 10% dos portugueses que mentem chegam mesmo a publicar fotografias falsas nas redes sociais. É o princípio das fake news aplicado às férias fake holidays.

Mas quem faz isso, diz sentir vergonha por não ter possibilidades para umas férias nesses sítios de sonho. Ou porque queria ser como os outros.

Este estudo da Jetcost revela que os colegas são as pessoas mais frequentemente enganadas (35%), seguem-se os amigos (28%) e só depois a família (10%).

E tudo isto para quê? Para impressionar os outros? Não vale a pena sentir vergonha por viver de acordo com as possibilidades…

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.