Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

​Contra a UE e o Papa Francisco

04 jun, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Os ataques contra a integração europeia e contra o Papa Francisco são a mesma luta. E o seu grande promotor é Trump.

O presidente Trump encontra-se em visita de Estado ao Reino Unido. Antes de chegar, disse que Boris Johnson seria em ótimo primeiro-ministro britânico e que o ativo promotor do Brexit, Nigel Farage, deveria ser integrado em negociações com a UE. Acrescentou, ainda, que o Reino Unido faria bem em sair da UE sem nada pagar quanto a compromissos antes assumidos.

Este tipo de “diplomacia selvagem” não manifesta, apenas, a extrema deselegância de Trump. Mostra, sobretudo, que ele é o grande impulsionador e patrono do movimento eurocético e nacional-populista na Europa. Como Putin, Trump quer destruir a UE.

Esse movimento teve agora um percalço. O ministério da cultura da Itália (apesar de Salvini!) retirou a concessão de um antigo mosteiro a um “lobby” religioso ultraconservador e nada amigo do Papa Francisco, que iria ali criar uma academia para “defender o Ocidente judeo-cristão”. Uma instituição sob a orientação de Steve Bannon, o diretor da campanha eleitoral e depois conselheiro de Trump. S. Bannon vai recorrer. Só que os valores da tradição judaica e cristã nada têm a ver com o populismo eurocético e xenófobo.

Durante a viagem de regresso de uma visita de três dias à Roménia, o Papa Francisco lançou um apelo apaixonado à Europa para que mantenha e reavive os ideais dos seus fundadores. As ideologias e os políticos que fazem a apologia do medo estão a ameaçar a existência da UE, declarou o Papa.

Assim se percebe bem como os ataques contra a integração europeia e contra o Papa Francisco são a mesma luta.

Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sasuke Costa
    05 jun, 2019 23:08
    Perdão papa Francisco..