Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Carros penhorados por dívida fiscal - 29/05/2019

H. Raposo

Carros penhorados? “São tostões, não estamos a falar de Berardos”

29 mai, 2019 • Redação


Comentador da Renascença considera que a ação da Autoridade Tributária e da GNR é motivo para estarmos furiosos com o Estado. “Ter uma dívida fiscal não é razão para sermos tratados como criminosos”.

Henrique Raposo considera que ter “uma dívida fiscal não é razão para sermos tratados como potenciais criminosos”. O comentador da Renascença comentava a ação conjunta da Autoridade Tributária (AT) e da GNR para a cobrança de dívidas fiscais que admitia a hipótese de penhorar na hora o carro do devedor.

“Desde os incêndios que não sentia uma fúria tão cristalina em relação ao estado. Termos uma dívida fiscal não é razão para sermos tratados como potenciais criminosos. Aquilo é um tipo de cerco policial que é montado para apanhar criminosos”, disse Raposo no espaço de debate do programa “As Três da Manhã”.

Na sua opinião, as dívidas em causa nem sequer justificam a operação. “São tostões, são pequenas dívidas, não estamos a falar de Berardos, são pessoas normais a ser tratados como criminosos pela AT e pela GNR. É mais do que alarme social, é para estarmos furiosos com o Estado e com o Governo”, acrescenta.

Também o escritor Jacinto Lucas Pires condena em toda a linha a ação das autoridades. “Por alguma razão o regime de cobrança de dívidas está tipificado na lei, faz parte das garantias dos contribuintes e dos cidadãos e é uma forma de não haver abusos do outro lado”.

Lucas Pires questiona ainda “como é que tudo começou”, considerando “espantoso como é que algo que vai contra o que está na lei consegue ser posto em prática sem a administração central saber de nada”.

Depois de anunciada a abertura de um inquérito sobre o assunto, Jacinto Lucas Pires diz esperar que esse inquérito seja “transparente” e com “conclusões tornadas públicas”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Joao Ferreia
    29 mai, 2019 12:41
    é para pagar prémios ao pessoal das Finanças, que recebe por cada cobrança… isto está como querem os Portugueses, votam bem, sim senhor! Se derem prémios aos Cirurgiões, vão fazer operações stop para operar quem passa e assim receber o prémio...
  • Cidadao
    29 mai, 2019 Lisboa 10:59
    Pois é, ser um povo mansarrão e resignado, traz destas coisas ...