Tempo
|
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Conversas Cruzadas - A crise dos oito dias - 12/05/2019

Conversas Cruzadas

O lastro da crise dos oito dias

12 mai, 2019


Luís Aguiar-Conraria, Nuno Botelho e Manuel Carvalho da Silva analisam atualidade.

O presidente do PSD considera que seria possível fazer a contagem integral do tempo de serviço dos professores na próxima legislatura e com um crescimento de PIB real de 2%, “mas não é tudo em dinheiro”.

É possível negociar com os sindicatos numa base honesta e oferecer qualquer coisa de simpático para os professores. Tudo em dinheiro e relativamente rápido não é possível. “E esse é o travão que lá pomos”, disse esta semana Rui Rio em entrevista à Renascença.

“O tempo não tem que ser reconhecido todo em dinheiro e em salário, pode ser em redução do horário de trabalho, em aposentação mais cedo para os professores que têm esse tempo acumulado”, exemplifica, acrescentado que essa lógica poderia ser aplicada a todas as carreiras especiais da função pública.

Se esta é uma pista possível avançada pelo PSD, já António Costa retira o dossier dos professores na próxima legislatura, avançou o “Expresso” no sábado. Estará assim afastada a hipótese de rever carreiras e avaliações dos docentes ou que a recuperação integral dos nove anos de tempo de serviço seja tema de negociação do PS para uma próxima solução governativa.

Mas sem garantias de maioria absoluta que consequências terá esta crise para uma eventual ‘geringonça 4.0’? Vai o PS propor a repetição da fórmula? A próxima legislatura tem condições para durar os mesmos quatro anos? A crise causou danos irreparáveis na relação entre Costa e Rio? Se Costa perdeu o amigo Rio isso é bom para o PSD? E o CDS? Os eleitores perceberam o que os políticos fizeram?

Estas são perguntas para o Conversas Cruzadas deste domingo, com Manuel Carvalho da Silva, professor da Universidade de Coimbra, Luís Aguiar-Conraria, professor da Universidade do Minho, e Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Alexandre Cabral
    12 mai, 2019 Leça da Palmeira 21:55
    Lamento que o comentador Nuno Botelho, mantenha uma comparação entre o setor público e o setor privado. Os pilares, que muito deve saber, são completamente diferentes. Será que o comentador conhece a realidade dos professores ou fala pelo que houve de alguns? Porque não colocamos os nosso filhos a estudar no Bangladesh, certamente ai custam muito menos???