Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Entrevista de Catarina Martins e polémica no IPO - 08/05/2019

J. Lucas Pires

"Mário Nogueira quer sucesso já" e tem muita "vontade de aparecer"

08 mai, 2019


Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo comentam esta quarta-feira a entrevista de Catarina Martins à Renascença e a denúncia de que o IPO recusou fazer análises pedidas por alguns hospitais.

O facto de os dois partidos mais à esquerda irem contra o apelo do líder do sindicato dos professores (Fenprof) e pretenderem chumbar as propostas do PSD e do CDS é visto por Jacinto Lucas Pires como uma questão de “timings”.

Na opinião deste comentador, a razão que leva Mário Nogueira a apelar à aprovação dos diplomas da direita tem a ver com “excesso de protagonismo”.

“Mário Nogueira quer sucesso já e se há uma crítica que se lhe pode fazer é essa: um excesso de protagonismo, de vontade de aparecer e de ser dono dos excessos do seu sindicato”.

Sobre a questão dos professores, e a propósito da entrevista da líder do Bloco de Esquerda à Renascença, minutos antes, Henrique Raposo concorda que “o Bloco de Esquerda é o partido mais coerente”, mas considera que “está errado”.

Catarina Martins afirmou que o Bloco é o partido mais coerente no que diz respeito à reposição da carreira dos professores. Henrique Raposo defende que quando se está errado, ser coerente “não é grande sinal”.

Já Jacinto Lucas Pires, que partilha este espaço de análise às segundas e quartas-feiras, considera que “foi interessante ouvir Catarina Martins dizer que até os sindicatos mudaram de opinião”.

Os dois comentadores reagiram depois à polémica lançada pelo deputado social-democrata Cristóvão Norte, segundo o qual o IPO de Lisboa está a recusar fazer análises sem garantia financeira por parte dos hospitais que as pedem e, por causa disso, há doentes de cancro sem tratamento.

Jacinto Lucas Pires considera que, “para casos desta gravidade, deveria haver válvulas de segurança especiais” e Henrique Raposo defende que há serviços do Estado onde não pode haver contenção orçamental.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Professor
    08 mai, 2019 Roubado mais uma Vez 12:59
    O Nogueira é para sair. Está mais que visto, e já chateia. E quanto aos sujos dos partidos, "coerentes" são eles todos. Pois se isto estava combinado desde o principio e nunca passou duma sinistra farsa, em que uns fazem de "maus" - PS, que como nos tempos da Lurdinhas esperam ainda ganhar, não com os professores que aí vão levar um capote, mas com "o resto da população" que acham não deixará de agradecer a "firmeza" do governo. O pior é se as pessoas se lembram do resto e o tiro lhes sai pela culatra como aconteceu à Lurdinhas. Outros querem ser os "bons-mas", e depois de votarem dão o dito por não dito, e usando o tradicional paleio passam atestados de estupidez às pessoas. Outros ainda são "os coerentes" em que se as coisas não são como eles querem, não interessa a quem se destina a votação: é NAO! E depois desatam a apontar o dedo aos outros, no jogo do passa-culpas, enquanto esperam a recompensa de um lugar na geringonça 2 - se o PS não precisar dos dois, ou o BE ou o PCP, um dos dois vai fora. Uma palavra final para o Marcelo dos abraços e beijinhos: ele que por dá cá aquela palha aparece logo a botar faladura, agora esteve tanto tempo caladinho que nem um rato que pensámos que tinha "morrido". Pelo menos até virmos a saber que pela calada, andava a telefonar aos lideres partidários a apoiar o Costa, contra o Professorado. Ele que venha com aquele sorrisinho e o beijinho pronto que eu mostro-lhe o dedo do meio