Tempo
|
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

E por cá, há "fair play" no futebol?

07 mai, 2019 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Trata-se de uma questão cultural que não assentou arraiais entre nós.

No país onde o "fair play" é um valor, o treinador Marcelo Bielsa, também conhecido por "El Louco", deu recentemente um exemplo seguro de que também é possível praticá-lo no futebol.

Jogava-se em Birmingham um encontro entre o Aston Villa e o Leddes United, importante pelas implicações que poderiam resultar do seu desfecho quanto à possível promoção ao escalão superior do futebol inglês.

Obtido um golo pela sua equipa num momento em que um jogador aniversário estava no chão, Bielsa deu ordens aos seus atletas no sentido de permitirem que, sem oposição, a bola chegasse à baliza do Leeds United ficando assim empatado o desafio.

Face a esta ocorrência, o Leeds United acabou por ficar impedido de disputar na derradeira jornada a possibilidade de alcançar a desejada promoção.

O assunto correu o mundo nos últimos dias, e os mais rasgados elogios foram dirigidos ao técnico argentino cujo conhecido culto pela personalidade fica bem demonstrado na acção por si protagonizada.

Perante este acontecimento e, sobretudo, porque estamos numa fase algo conturbada da nossa temporada futebolística, parece justificar-se a pergunta: e entre nós, seria possível assistirmos a uma iniciativa semelhante vinda de qualquer um dos nossos treinadores de serviço?

Se olharmos apenas numa declaração distante de Jorge Jesus, um dos mais renomados técnicos portugueses, “ o 'fair play' é uma treta”, a primeira reacção leva-nos a dizer "NÂO".

Em nossa opinião, trata-se de uma questão cultural que não assentou arraiais entre nós e que a mentalidade portuguesa nunca se mostrará disposta a acolher.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.