Tempo
|
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

O comendador Berardo

24 abr, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Berardo é um personagem menor. Mais preocupante é o conjunto de políticos e gestores que, de uma maneira ou de outra, promoveram ou permitiram as suas “habilidades”.

Nas últimas semanas, tem-se falado muito do comendador Joe Berardo, por causa de uma ação interposta contra ele por três bancos. O BCP, a CGD e o Novo Banco recorrem agora a tribunal para tentarem ser pagos de empréstimos no valor global de 962 milhões de euros que concederam a Berardo (no caso do Novo Banco, foi o extinto BES). Não é realista que esses bancos recebam uma quantia significativa das verbas em dívida.

Nesse crédito malparado inclui-se o espantoso caso de a CGD ter emprestado dinheiro a Berardo para comprar ações do BCP, dando o comendador como garantia essas mesmas ações. O que se enquadrava no assalto a este banco por parte de gente próxima do poder político da altura (Sócrates). Dois administradores, Carlos Santos Ferreira e Armando Vara, transitaram diretamente da CGD para o BCP. Foi, porventura, o maior escândalo da história da banca portuguesa e das suas ligações promíscuas ao poder político.

Berardo é um “self made man”, que enriqueceu na África do Sul e, depois em Portugal, tem manifestado um enorme desprezo pelas leis do país e pela ética dos negócios. Recorde-se o caso das obras que fez em casa, contestadas pelos outros condóminos do prédio, ou do muito favorável (para ele) esquema para albergar no Centro Cultural de Belém a sua coleção de pintura.

Figura pitoresca, típico “Chico esperto”, homem com grande “lata” (o que atrai os media), Joe Berardo é, no entanto, um personagem menor nestas trapalhadas. Mais preocupante é o conjunto de políticos e gestores que, de uma maneira ou de outra, promoveram ou permitiram as suas “habilidades”. Desses fala-se menos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.