Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Perseguição aos cristãos - 23/04/2019

O Mundo em Três Dimensões

Violência religiosa. Morreram mais de quatro mil cristãos em 2018

23 abr, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Mais de 245 milhões de cristãos são perseguidos em todo o mundo. A Nigéria é o país onde morrem mais cristãos vítimas da violência religiosa.

Em 2018 morreram 4.305 cristãos, foram detidos 3.125 e 1.847 igrejas foram atacadas. São dados de um relatório da organização Portas Abertas, que apoia os cristãos perseguidos e que foram citados pelo espanhol ABC no início deste mês, ainda antes dos ataques no Sri Lanka.

Nessa altura, o jornal dava conta de 20 mortos e perto de uma centena de feridos num duplo atentado bombista contra uma catedral nas Filipinas. Tinha sido o atentado mais recente na já longa série de ataques contra as minorias cristãs.

E agora, neste domingo de Páscoa, a violência de cariz religioso voltou a matar. E com números demasiado expressivos para serem ignorados: mais de 300 mortos, entre eles um português.

São as vítimas mais recentes numa longa lista de cristãos perderam a vida por professarem a sua fé.

Desde 2015 já morreram pelo menos 19 mil cristãos em todo o mundo. 2016 foi o pior ano, com mais de sete mil mortes.

A Nigéria é o país com maior número de mortes. Cerca de 87% das mortes que ocorreram no ano passado visaram a minoria cristã do país que detém um quarto da população da África ocidental.

São 200 milhões de pessoas num só país, que correspondem à quase totalidade do número de cristãos perseguidos em todo o mundo (mais de 245 milhões). É o número que, atualmente, faz do cristianismo a religião com mais crentes perseguidos em todo o mundo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.