Tempo
|
Renascença Reportagem
O espaço de reportagem da Renascença. Segunda às 23h20
A+ / A-
Arquivo
Fortaleza de Peniche: “Ali estão presos homens bons” - reportagem de Maria João Costa

Reportagem

Fortaleza de Peniche: "Ali estão presos homens bons"

22 abr, 2019


Passados 45 anos do 25 de Abril de 1974, e depois da polémica, a Fortaleza de Peniche abre portas esta semana ao novo Museu Nacional da Resistência e Liberdade.

Em 2016, a Fortaleza de Peniche foi indicada pelo Governo para ser concessionado a privados, mas a decisão levantou um coro de protestos.

Agora, o espaço onde, durante cerca de 40 anos funcionou uma das prisões políticas mais emblemáticas e onde estiveram detidos entre outros, o dirigente do PCP Álvaro Cunhal ou o escritor Mário de Carvalho, está a ser reabilitada.

Na quinta-feira, 25 de Abril, o primeiro-ministro António Costa e a ministra da Cultura irão inaugurar a primeira fase deste novo Museu Nacional. O projeto final só deverá estar concluído no próximo ano.

Até lá, já será possível visitar duas exposições e zonas onde estiveram presas mais de 2.500 pessoas.

São histórias dessas memórias que a jornalista Maria João Costa foi procurar dentro e fora da Fortaleza de Peniche e que pode ouvir nesta reportagem, que tem sonorização de André Peralta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.