A+ / A-

4 de maio escolha o vencedor do Prémio Novos Talentos Ageas


Bernardo Pinhal e Sérgio de A, Ricardo Coelho e Luís Duarte Moreira são os finalistas do Prémio Novos Talentos Ageas 2018.

O Prémio Novos Talentos Ageas, uma parceria do Grupo Ageas com a Fundação Casa da Música, tem como objetivo distinguir e incentivar o trabalho de jovens músicos com idade até 35 anos, de nacionalidade portuguesa ou com residência em Portugal, de todos os géneros musicais, nas áreas da criação, interpretação e/ou desempenho em palco, e promover projetos artísticos de qualidade reconhecida.

Os finalistas do Prémio Novos Talentos Ageas 2018 são Bernardo Pinhal e Sérgio de A (duo de piano), Ricardo Coelho (quarteto de jazz) e Luís Duarte Moreira (trompa).

Os finalistas foram escolhidos pelo público, durante os cerca de 20 concertos realizados em 2018. O vencedor de 2018, será novamente escolhido pelo público presente através de boletim de voto, num concerto final que se realiza a 4 de Maio, às 18h, na Sala Suggia, Casa da Música, Porto.

Conheça os finalistas desta edição

Horácio Ferreira foi o vencedor da primeira edição do Prémio Novos Talentos Ageas 2017. O jovem clarinetista, que interpretou Grand Duo Concertant, de C. M. von Weber, e Shalom Aleichem, Rov Feidman, de B. Kovács, acompanhado pelo pianista Bernardo Soares, reuniu o maior número de votos do público.

Bernardo Pinhal começou a tocar piano aos cinco anos. Terminada a licenciatura na ESMAE - Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, no Porto, foi-lhe atribuída uma bolsa de estudos para a Escola Superior de Música Reina Sofía, em Madrid. Em 2016, concluiu o Mestrado em Performance, em Basileia, como bolseiro da Fundação Gulbenkian. Foi vencedor de vários concursos, destacando-se o Concurso Marília Rocha (2009), o Concurso Internacional do Fundão (2010) e o Concurso de Santa Cecília (2013). Obteve o 2º Prémio no Concurso Internacional de Piano de San Sebastián (2011), o prémio especial EMCY (European Union of Music Competitions for Youth) e o 2º prémio no Concurso Jovens Músicos, em 2014.

Sérgio de A é licenciado pela ESMAE com a classificação máxima. Vencedor do Prémio Helena Sá e Costa, do Prémio Maria Campina e, mais tarde, do Prémio de Melhor Pianista Acompanhador do Concurso de Canto Rotary Club, Sérgio de A tem vindo a desenvolver uma actividade ecléctica como concertista, com presença em Portugal, Espanha, França, Itália, EUA e Rússia. Integrado em agrupamentos de música de câmara, participou em festivais como Appuntamenti de Roma ou Sons do Universo na Sala Rachmaninoff em Moscovo, bem como no Museu Gulbenkian ou na Casa da Música, entre outros.

Ricardo Coelho é licenciado pela ESMAE em Vibraphone Jazz. Como performer, integra projetos de diferentes raízes, como MINA, Capicua, Diana Martínez & the Crib, EduMundo, Rui Vilhena & os Aliados, The Mantra of the pHat-Lotus, O Grilo e a Longifolia, Renato Mont Trio, e líder do seu próprio grupo, Ricardo Coelho Quartet. Colaborou com várias orquestras, entra as quais a Sinfónica Casa da Música e a Filarmonia das Beiras. Conquistou o 3º lugar, categoria Combo Jazz, no Prémio Jovens Músicos 2016; a Menção Honrosa de Melhor Instrumentista na 11ª Festa do Jazz do São Luiz (2013); o 2º lugar na categoria vibrafone na 6ª edição da “Giornate della Percussione” (Itália, 2008) e o 1º lugar no concurso “Tum-pa-Tum-pa” (2007).

Luís Duarte Moreira licenciou-se pela ESMAE com a classificação máxima. Recebeu o 1º Prémio no Concurso “Terras de La Salette” nas categorias Júnior e Sénior, o 2º Prémio no Internationaler Instrumentalwettbewerb Markneukirchen (Alemanha, 2016) e o 1º Prémio na categoria superior de Trompa no Prémio Jovens Músicos (2017). É membro fundador do Quinteto de Sopros Klaue, com o qual obteve o 2º Prémio no Prémio Jovens Músicos (2015), na categoria superior. Colabora com várias orquestras, como a Filarmonia das Beiras, Metropolitana, Gulbenkian, Sinfónica Casa da Música e Sinfónica da Galiza. Encontra-se a finalizar o Mestrado em Performance na Hochschule für Musik Hanns Eisler em Berlim, como bolseiro da Fundação Gulbenkian.


Informações:

Prémio Novos Talentos Ageas – 4 de Maio
Local: Sala Suggia, Casa da Música, Porto
Preço: 10 €
Jantar + concerto acresce €18

Preços com descontos:
Jovem = < 30 Anos: 15%
Sénior > = 65 anos: 15%
Cliente BPI: 20%
Cartão Amigo: 80%

Classificação etária: Maiores de 6 anos
Saiba mais AQUI.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.