Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Sarsfield Cabral
Opinião de Francisco Sarsfield Cabral
A+ / A-

Centeno e a austeridade

11 abr, 2019 • Opinião de Francisco Sarsfield Cabral


Centeno admite que o grau em que o atual governo ultrapassou a austeridade “não foi dramático”. E que “uma mudança teria de ser concretizada, mas não uma grande mudança”.

Ontem, Portugal emitiu dívida pública de longo prazo ao custo mais baixo de sempre. É mais um sinal da credibilidade de que o Estado português hoje goza nos mercados.

É um facto que se deve a algo que parecia impossível no início do mandato de um governo apoiado no parlamento por partidos de extrema-esquerda: Centeno, com a concordância do primeiro-ministro, cumpriu rigorosamente as metas orçamentais de Bruxelas, mesmo antes de ser presidente do Eurogrupo. A via escolhida não terá sido a melhor (cativações, problemas na administração pública, sobretudo no Serviço Nacional de Saúde, etc.). Mas essa é outra questão.

António Costa foi imprudente quando, desde que se tornou primeiro-ministro, insistiu inúmeras vezes em que tínhamos virado a página da austeridade. Suscitou assim expetativas irrealistas - daí as muitas greves desde há cerca de um ano.

Num longo artigo sobre Portugal, ontem publicado pelo “Financial Times” e onde se sublinham os sucessos deste governo na área económica e financeira e também alguns problemas (como a fragilidade da banca), surge uma interessante declaração de M. Centeno. Diz o jornal britânico que o próprio Centeno admite que o grau em que o atual governo ultrapassou a austeridade “não foi dramático”. E ainda: “Uma mudança teria de ser concretizada, mas não uma grande mudança”.

Afirmou também Centeno que “pequenas alterações nas políticas foram suficientes para restaurar a confiança e estimular o crescimento económico. O segredo foi comprometermo-nos com um caminho e mantê-lo”.

M. Centeno é doutorado por Harvard. Tem um prestígio científico que não poderia desperdiçar. Daí o seu realismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    11 abr, 2019 Lisboa 10:49
    Ou seja, este governo, tal como os anteriores, fartou-se de mentir, com uma única diferença: os outros governos mentem em Campanha Eleitoral e uma vez eleitos, lançam mão da desculpa da praxe, " encontrámos uma situação muito pior do que julgávamos" , e aparecem com um programa de governo que nunca foi a votos, porque se fosse, nunca teriam sido eleitos. Este governo, mentiu, mas já a governar. Original.