Tempo
|
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Nomeações familiares - 08/04/2019

​J. Lucas Pires

Ter de legislar para evitar nomeações familiares “é muito grave”

08 abr, 2019


Comentadores da Renascença divididos sobre o tema. Henrique Raposo considera que medida necessária é a forte limitação de mandatos.

O escritor Jacinto Lucas Pires considera que “é muito grave” ter de legislar para evitar nomeações familiares.

“É preciso bom senso e quando o bom senso se torna obrigatório, deixa de ser bom senso”, diz o comentador da Renascença, no espaço de debate do programa As Três da Manhã.

Já Henrique Raposo considera que o essencial é impor uma limitação de mandatos. “Vai sempre haver a tendência de as pessoas chamarem as pessoas em quem confiam”, diz Raposo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Norberto
    09 abr, 2019 Lisboa 09:56
    Assunto complexo em que a economia familiar é um fator decisivo,.Um casal forma-se qdo há independencia económica suficiente pra fazer frente á vida .É vulgar o casamento entre profissionais das mesmas instituições e familiares trabalharem na mesma empresa.As empresas familiares são a regra.No caso dos casais políticos ficando um de ocupar cargos no parlamento ou ministérios reduz substancialmente o rendimento total do agregado familiar q pode passar dos cerca de 10 000 euros para os 3 600 euros.Isto é passar dos 1% de" ricos" em Po tugal para classe media baixa.O facto de um grande parte dos políticos não terem vida profissional leva a estes resultados de jobs for the family impedindo diversidade no parlamento,camaras,instituiçoes ?etc.Os ciclos distritais uninominais atenuariam estes fenómenos e teríamos um parlamento e camaras com candidatos escolhidos e não impingidos em bloco pelos partidos,quem tem medo das escolhas do POVO?Éstamos perante um "escândalo" do PS?É uma espécie de politburo dum governo brutalmente marxista?Ou uma necessidade económica e falta de quadros com o mesmo pensamento único?Uma espécie de democracia não comparável á INGLATERRA ou EUA que tipo de democracia é a portuguesa?Será mesmo uma democracia aberta ou marxista?