Tempo
|
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Vencer micróbios, perder com o açúcar

05 abr, 2019 • Opinião de Henrique Raposo


Se estamos a ganhar a guerra contra as doenças infecciosas que a natureza atira sobre nós (malária, cólera, sarampo), estamos perder a batalha contra as doenças (ex. diabetes) que a humanidade atira sobre si mesma

Cólera. Malária. Com ou sem desastres como o ciclone que atravessou a Beira moçambicana, nós associamos estas doenças aos países africanos. Só que esta é talvez uma visão demasiado cómoda e caricatural. No dia-a-dia africano sem CNN ou RTP por perto, morre-se cada vez menos de epidemias de malária ou de outras doenças infecciosas. Devido ao esforço dos estados e de ONGs ocidentais como a fundação de Bill Gates, a batalha contra os micróbios está a ser vencida pelo humanidade através de sucessivas campanhas de vacinação. Agora, mesmo no contexto da tragédia moçambicana, temos os meios para vacinar centenas de milhares de pessoas contra cólera. Seria isso possível há duas ou três décadas? Devido ao pessimismo que se apossou do ocidente, tendemos a esquecer dados como estes: as mortes por malária à escala global desceram 48% durante este século. As mortes de sarampo desceram 84%. As mortes por HIV desceram 52%.

Mas há um senão. Se estamos a ganhar a batalha contra os micróbios, estamos a perder a batalha contra o açúcar. Se estamos a ganhar a guerra contra as doenças infecciosas que a natureza atira sobre nós (malária, cólera, sarampo), estamos perder a batalha contra as doenças (ex. diabetes) que a humanidade atira sobre si mesma. É por isso que é preciso ver Moçambique e os outros países subdesenvolvidos fora da narrativa caricatural. Como dizia há dias Fareed Zakaria, as doenças não infecciosas como diabetes serão responsáveis por 70% das mortes nos países subdesenvolvidos em 2020; em 1990, estas doenças representavam apenas 47% das mortes. À partida, esta evolução até podia parecer normal ou positiva: se evitamos as mortes rápidas e precoces, não quer isso dizer que as pessoas conhecerão mortes lentas e tardias às mãos de doenças não contagiosas? Não é bem assim. Em 2019, a esperança média de vida de um rapaz de 15 anos nos países em desenvolvimento é basicamente a mesma de 1990. Se antes morria de cólera e malária, este rapaz de 15 anos morre agora de diabetes. Se antes morria de fome, agora morre devido à péssima alimentação. E, neste aspecto, nós, ocidentais, temos imensas responsabilidades.

Se é verdade que o Ocidente é talvez a causa da diminuição das mortes por malária e cólera devido às campanhas de vacinação patrocinadas por Bill Gates, entre outros, também é verdade que o Ocidente exportou para o terceiro-mundo os piores hábitos alimentares. As vendas de comida e bebida ultra-processada entre 2000 e 2013 subiu apenas 2,3% na América no Norte, mas subiu 48% na América Latina e 71% em África e Médio Oriente. Ou seja, os povos africanos estão a largar as suas dietas clássicas e saudáveis e estão a ingerir quantidades mortais de comida ultra-processada, provavelmente porque ir a uma hamburgueria ocidental representa nestes países um sinal de ascensão social, modernidade, etc. Isto é mais dramático do que qualquer tragédia natural, porque são mortes humanas provocadas por um comportamento humano, e porque são mortes silenciosas, não têm um pico noticioso.

Portanto, há que repensar a caridade que todos os anos lançamos de boa vontade sobre África. Se calhar, a caridade hoje em dia passa mais por atacarmos multinacionais ocidentais que estão a envenenar os corpos dos seres humanos mais pobres e impressionáveis pelos néon do marketing. Se calhar, a caridade passa por exigirmos uma mudança às ONG que financiamos: no quotidiano africano, combater doenças como os diabetes é talvez mais prioritário do que as velhas campanhas contra a malária. Fazer políticas públicas para combater os diabetes e a má-alimentação é, sem dúvida, menos quixotesco do que entrar numa aventura contra a malária, mas é uma necessidade. A caridade não tem que ser uma aventura romântica a reluzir no CV.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera Costa
    13 abr, 2019 04:44
    "Uma vez convidei uma amiga para lançar comigo..." Peço desculpa, vou emendar: 'Uma vez convidei uma amiga para lanchar comigo...' Não percebo como é que isto aconteceu, até podia faltar o (h), por vezes acontece saltar uma letra, mas aparecer um ç (cedilhado?) isso aqui tem gato escondido com o rabo de fora, mas eu hei-de descobrir!!!
  • Joaquina
    11 abr, 2019 lisboa 09:27
    Manipulaçao genética,celulas estaminais,criaçao de órgão em laboratório compatíveis,novas descobertas do funcionamento micro do organismo vao resolver muitas doenças entre elas a diabetes e a evolução mais rápida da espécie.O Super Homem está a chegar á Terra de forma acelarada.O desconhecido funcionamento integral do organismo vai sendo desvendado e o Homem sai beneficiado.A ciência sem amarras não tem limites.O Nónio impõe limites.
  • Vera Costa
    05 abr, 2019 18:34
    Para tudo há limites! é preciso conhecer os limites! limite da educação, limite de liberdade (que vai dar no mesmo), limite de várias coisas... e limite da alimentação: há pessoas que comem o essencial, só porque é preciso! há pessoal que comem em excesso porque são ignorantes! comem por desporto: um grupo de amigos encontram-se vão dar uma volta, mas acabam sempre numa mesa a comer! se não for num restaurante a comer coisas fritas, cerveja para empurrar e depois a sobremesa carregada de açúcar para desenjoar! e mais o café e um cálice para brindarem... ora se não for assim, será em casa de um dos amigos que preparou um petisco de se lhe tirar o chapéu! com muita pimenta, muito colorau, temperado com vinho branco... depois para acompanhar um vinho bem carrascão da adega tal, que é bem afamada! e acabam todos a cantar o fado e a lamentarem-se de tudo... É assim regra geral! se for gente muito nova que não tem paciência para nada, dirigem-se a um balcão e comem um monte de porcarias que nem imaginam o que estão a comer, mas sabe bem! O que interessa é que os amigos juntos, vão até ao êxtase! agora vocês perguntam, como é que ela sabe??? - Eu sei porque já observei, e não alinho! Uma vez convidei uma amiga para lançar comigo era um simples bolo caseiro (1 chávena de açúcar, 2 de farinha, dois ovos 1/2 chávena de leite e 1colher de sopa de margarina) para acompanhar chá preto! qual é o meu espanto que a minha amiga aparece com um 'molotofe'(bem escrito?) Comi? não! - Faz-me mal!!
  • me too
    05 abr, 2019 15:31
    Excelente análise... de quem?
  • me too
    05 abr, 2019 12:03
    Felizmente que o articulista é primário.
  • João Lopes
    05 abr, 2019 10:05
    Excelente análise.