Tempo
|

A+ / A-

Celebre os 30 anos de Serralves com a Renascença


Exposições, música, dança, cinema, natureza e muito mais para celebrar três décadas de Serralves

Nos 30 anos de Serralves celebra-se o ambiente, o conhecimento, a arte; celebra-se por todo o país e celebra-se no estrangeiro. Todos os minutos vão ser poucos para descobrir o que Serralves tem para oferecer.

São inúmeros os eventos que pode escolher para festejar este ano de aniversário de Serralves. A Renascença junta-se à festa e ajudamo-lo a preparar a sua próxima visita.

Aqui encontra a principal programação de ABRIL:

Bioblitz
O evento que celebra a biodiversidade do Parque de Serralves vai já na sua 6ª edição. Através de um programa diversificado e divertido, o Bioblitz procura promover a educação para a sustentabilidade junto de escolas, famílias e do público em geral. Todos estão convidados a identificar a fauna e a flora que povoam o Parque.

1 a 5 abril - 9h30 às 16h30 Evento Bioblitz – Programa Escolas
6 a 7 abril - 10h00 às 19h00 Evento Bioblitz – Programa Público Geral

Férias da Páscoa
De 8 a 18 de abril há um programa especial para as crianças e jovens entre os 4 e os 12 anos.

Estas Férias da Páscoa em Serralves incluem oficinas de teor lúdico-pedagógico que procuram motivar aprendizagens que valorizem a curiosidade e a criatividade, a experimentação e a vivência em grupo, tendo como ponto de partida o contato com a arte e a natureza, centrados no Museu de Arte Contemporânea e no Parque de Serralves.

Paralelamente às oficinas, dos 6-12 anos, realiza-se o Curso de Iniciação à Equitação, em parceria com a Escola de Equitação do Centro Hípico do Porto e Matosinhos, possibilitando um primeiro contacto com o universo equestre, através de aulas nos estábulos da Quinta de Serralves.

Encontra mais informação aqui.

Caça ao Ovo – A toca dos ovos de ouro
Dia 14 de abril é dia de caça aos ovos no Parque de Serralves. Das 10h às 18h vai ser possível juntar família e amigos para um grande desafio, só é preciso mostrar que conhecem a biodiversidade do Parque e participarem na descoberta das pistas.

Ciclo de sessões temáticas - Ambiente Descontraído

Alterações Climáticas: Ponto de Situação - 18 de abril, 21h30 às 23h, na Biblioteca

Qual é o estado atual e o cenário futuro do nosso país relativamente às alterações climáticas? Que medidas devem ser tomadas para seguirmos um caminho mais sustentável e seguro? Serão as metas estabelecidas suficientes? E que alterações de comportamentos e atitudes estamos dispostos a assumir para alcançarmos essas metas?

Em momento de celebração do Dia Mundial da Terra, estas e outras questões serão abordadas nesta sessão, procurando uma reflexão alargada e profunda sobre o tema.
Acesso: gratuito mas sujeito a inscrição prévia.

Dias 23 e 24 de abril Serralves recebe a Conferência Internacional "Grandes Desafios para a Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável - A Experiência da África Austral" e no domingo, 28 de abril, realiza-se mais um Café com Ciência .

Exposições

Escultura, fotografia, pintura, instalações interativas, instalações e muito mais. Em ano de aniversário não faltam exposições para ver em Serralves. Tome nota das suas preferidas:

- Biblioteca na Biblioteca | Autoedição no Porto, 1999–2019: de 21 de março a 16 de junho de 2019

- Antoni Muntadas - Coleção de Serralves "Intervenções: A propósito do público e do privado": de 15 de março a 10 julho de 2019

- Susan Hiller – Coleção de Serralves: de 1 de março a 30 de junho de 2019

- Joana Vasconcelos - I'm Your Mirror: de 19 de fevereiro a 24 de junho de 2019

- Projetos contemporâneos: Horácio Frutuoso “Clube de Poesia”: de 15 de fevereiro a 5 de maio de 2019

- Tacita Dean: de 29 de janeiro a 5 de maio de 2019

Itinerâncias Nacionais:

- Ângelo de Sousa – Quase Tudo o Que Sou Capaz: de 28 de março a 19 de maio de 2019 (Torres Vedras)

- O Parque em Macro II: de 19 de março a 31 de agosto de 2019 (Abrantes)

- Da Coleção de Serralves no Rossio – Ana Jotta: de 20 de dezembro de 2018 a 20 de junho de 2019 (Lisboa)

- Cabrita Reis, Zulmiro de Carvalho e Rui Chafes - Esculturas da Coleção de Serralves: 8 de dezembro de 2018 a 31 de março a 2019 (Guimarães)

- A Minha Casa é a Tua Casa - Imagens do Doméstico e do Urbano na Coleção de Serralves: de 1 de outubro de 2018 a 2 de junho de 2019 (Vila Nova de Famalicão)

- Silvestre Pestana - Um Artista de contraciclos: de 12 de abril a 16 de junho 2019 (Maia)

Música, dança e Performance

Festival DDD – Dias Da Dança
“Avalanche”, de Marco D’Agostin, 28 de abril, 17h - 19h no Auditório de Serralves

“Em Avalanche, os dois seres humanos protagonistas estão a ser vistos pelo olho de um Ciclope como poeiras antigas, preservadas num bloco gelo. São dois atlas caminhando na madrugada de um novo planeta sob o peso de uma melancolia milenar. Os vestígios de tudo o que não pôde permanecer atuam como forças invisíveis sobre aquilo que sobreviveu e é agora reconvocado como uma regra, uma coleção, uma lista de possibilidades.

A dança vive numa tensão constante em direção ao infinito da enumeração, buscando desesperadamente um desfecho.

De olhos semicerrados, como para protegerem a visão da luz ofuscante de uma cor nunca vista, agarram o assomo de uma última possibilidade: uma terra de areia e sementes na qual uma outra pessoa irá aprender de novo a deslocar-se depois de o último vestígio ser destruído.”

Conversas e Visitas Orientadas em Serralves:
Um Olhar para a Arte Contemporânea: Tacita Dean – 6 de abril de 2019

Visita Orientada à Exposição: Tacita Dean - 14 de abril de 2019

Visita à exposição: Joana Vasconcelos - I'm Your Mirror- 28 de abril de 2019

Mais informações:

- Para aquisição de bilhetes visite: https://www.serralves.pt/pt/bilheteira/

- Consulta de horários: https://www.serralves.pt/pt/info/horario/

- Conheça todas as vantagens de se tornar um dos Amigos de Serralves AQUI.

- Aqui pode levar um pouco de Serralves para casa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.