Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Assis-João Taborda da Gama
Um eurodeputado e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver em Lisboa olham para os principais temas da atualidade. Às terças e quintas, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Francisco Assis e João Taborda da Gama - 26/03/2019

F. Assis

Direitos de autor. “Votarei contra o artigo 17.º” com BE e PCP

26 mar, 2019


A polémica diretiva europeia sobre direitos de autor no digital e o beco (quase) sem saída em que se encontra a primeira-ministra britânica são os temas em análise.

O eurodeputado socialista Francisco Assis vai ser “dos poucos deputados portugueses” a votar contra o polémico artigo 17.º (antigo artigo 13.º) da diretiva sobre direitos de autor.

A garantia foi dada na Renascença no espaço de debate que partilha com Taborda da Gama às terças e quintas-feiras.

“Há um artigo, que era o 13º e passou a 17º, que continua a suscitar imensa polémica. Foram introduzidas muitas muitas alterações, mas ainda persistem fatores de risco de tal ordem que eu próprio votarei contra o artigo 17.º”, afirmou Francisco Assis.

“Serei dos poucos deputados portugueses a votar contra [esse artigo] – tenho tido apenas a companhia da deputada do Bloco de Esquerda e dos deputados do Partido Comunista, o que não deixa ser curioso”, admite.

Outros artigos da mesma diretiva, como o que “tem a ver com a imprensa e com a necessidade de garantir o pagamento aos jornais” obterão o voto favorável do eurodeputado: “parece-me que se encontrou uma solução razoável”, justifica.

Na opinião de Taborda da Gama, trata-se de “uma questão muito complexa” sobretudo na sua efetivação, e “nenhum dos lados estava à espera da reação do outro lado”: nem os utilizadores da internet nem os gigantes tecnológicos, que não esperavam que o Parlamento Europeu fosse avante com a lei.

“Isto demonstra um dos debates mais interessantes do nosso tempo e a resposta não há-de ser o artigo, há-de ser aquilo que se faça com o artigo que foi aprovado”, defende.

O impasse no Brexit e o clima político que se vive no Reino Unido foi o outro tema em análise pela dupla de comentadores.

Na opinião de João Taborda da Gama, “não resta qualquer hipótese política a Theresa May senão fazer eleições”.

“Está a fazer algo em que ela própria não acreditava e que saiu de um referendo. E que agora o Parlamento não quer que ela faça. O que é que ela lá está a fazer?”, questiona.

Francisco Assis concorda que a posição da primeira-ministra britânica é cada vez mais frágil.

“A situação está cada vez pior, cada vez mais confusa. No Parlamento britânico formam-se sistematicamente maioria de rejeição, mas não se forma uma única maioria positiva em torno de uma solução para esta questão”, observa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.