Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Joana Marques Vidal critica PJM - 21/03/2019

Henrique Raposo. Antiga procuradora "desancou de alto a baixo na Polícia Militar"

20 mar, 2019 • Redação


Henrique Raposo e Jacinto Lucas Pires analisam as declarações de Joana Marques Vidal na comissão de inquérito ao furto de material militar de Tancos.

Henrique Raposo considera que as declarações Joana Marques Vidal sobre o assalto a Tancos são "importantíssimas" e "revelam que há um clima hostil, de desconfiança aberta entre o Estado de direito civil e o Estado de direito militar".

"Temos uma figura que tem um grau de confiança da população enorme a desancar de alto a baixo na Polícia Militar", diz o comentador, sobre as declarações da antiga procuradora na comissão de inquérito ao furto do material militar de Tancos.

Joana Marques Vidal criticou a atuação da Polícia Judiciária Militar (PJM) na investigação do caso, afirmando que a PJM andou a investigar de forma ilegal. A antiga procuradora sugeriu ainda que se faça um estudo para avaliar se faz sentido a existência da Polícia Judiciária Militar.

"Ela põe em causa a própria existência desta Polícia Militar e argumenta com coisas muito sólidas", diz Henrique Raposo. Por exemplo, "estes casos não são julgados em tribunais militares, são julgados em tribunais civis, normais, portanto, também não faz sentido haver uma polícia militar autónoma".

"Se calhar o nosso exército não tem dimensão para ter um Estado de direito paralelo", acrescenta o comentador.

Já Jacinto Lucas-Pires admite que o papel da Polícia Judiciária Militar pode ser "repensado", mas, alerta, "é preciso não confundir instituições com pessoas". "Corremos o risco de, perante pessoas aparentemente incompetentes para o cargo que desempenham, estarmos a julgar todo o sistema", afirma.

Os dois comentadores da Renascença abordaram ainda a tragédia em Moçambique, após a passagem do ciclone Idai. Henrique Raposo defende a mobilização dos portugueses para ajudar nesta tragédia humanitária. "Estamos um pouco escaldados com aquilo que se passou nos incêndios, mas acho que devemos ajudar", diz.

Raposo lembra que "há muitas empresas portuguesas em Moçambique" e dá como exemplo a Galp. "A Galp tem um plano de investimento extraordinário em Moçambique, está a ganhar muito dinheiro e tem o dever moral de ajudar de imediato os moçambicanos", diz.

Jacinto Lucas-Pires adverte para a necessidade "de haver um plano que funcione" para que a ajuda chegue a quem mais precisa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.