Emissão Renascença | Ouvir Online
José Miguel Sardica
Opinião de José Miguel Sardica
A+ / A-

​O cansaço democrático

20 mar, 2019 • Opinião de José Miguel Sardica


Cada país tem os seus problemas e os seus protestantes. Há-os em Paris e em Bruxelas, em Londres e em Madrid, e por toda a Europa se sente, com maior ou menor expressão, um descontentamento surdo e larvar.

Em 1944, a caminho do fim da Segunda Guerra Mundial, Hitler deu ordens ao alto-comando nazi que ainda ocupava Paris para que a capital francesa fosse incendiada, em rigor, para que os seus pontos-chave (como a Torre Eiffel) fossem dinamitados, de maneira a que a “libertação”, a ocorrer, apenas devolvesse aos parisienses ruínas.

O plano, felizmente, gorou-se; mas queimar Paris parece ser uma tentação e uma catástrofe histórica recorrentes. Em 1792, os jacobinos deitaram fogo às Tulherias; em 1871, a Comuna fez o mesmo ao Hôtel de Ville (a Câmara Municipal). Durante as duas Guerras Mundiais, os bombardeamentos massacraram a cidade; e no maio de 1968, o radicalismo estudantil varreu parte de Paris com uma “intifada” de pedras, barricadas, montras partidas e automóveis incendiados. Desde há 18 semanas consecutivas – e sem sinais de futuro abrandamento – os sábados à tarde nos Campos Elísios oferecem a pouco saudável “diversão” das manifestações dos “coletes amarelos”.

No passado fim de semana, foram cerca de 10 mil manifestantes, entre os quais o Ministério do Interior estima que tenha havido infiltração de mais de um milhar de extremistas ultraviolentos. Politizada ou inorgânica, com cabecilhas ou espontaneidade, a marcha saldou-se por 11 feridos, uma centena de detidos e uma dezena de lojas ou quiosques vandalizados e incendiados – com realce para o aristocrático restaurante Fouquet’s, pilhado por populares aos gritos de “morte aos ricos”. Emmanuel Macron andou a peregrinar por França, tentando dialogar com os concidadãos, descendo ao povo que o elegeu Presidente. Mas o “peuple français” deu em não gostar do aprumo milionário presidencial e da sua alegada política para ricos. Resultado: as marchas dos “coletes amarelos” já são “ataques à República” e o governo acaba de aprovar uma lei “anti-casseur”, ou seja, contra os desordeiros que partem tudo o que encontram pela frente.

Cada país tem os seus problemas e os seus protestantes. Há-os em Paris e em Bruxelas, em Londres e em Madrid, e por toda a Europa se sente, com maior ou menor expressão, um descontentamento surdo e larvar, com crescentes sinais de justicialismo e de militância antissistema. As democracias gemem sob uma crescente tenaz que a testa e a exaure, e cujas extremidades são ocupadas tanto pela extrema-esquerda como pela extrema-direita. A primeira expressa uma espécie de “internacional” dos excluídos do progresso, aflitos pela diminuição do nível de vida, pelo desemprego, pelos salários congelados, pelos impostos e pela inflação. A segunda, que também cavalga estas bandeiras, soma a isto um discurso de autodefesa, que é de ódio contra o “outro”, o estrangeiro, o migrante, o que vem para partilhar o que a democracia e a liberdade ainda oferecem a quem tem a bênção de viver nelas.

Fora da Europa, há protestos no Brasil, onde a esquerda ressente Bolsonaro, ou na Venezuela, onde quem não é de esquerda já não quer Maduro. Nos EUA, os discursos dos muros e os “hate speeches” das redes sociais fomentam supremacistas brancos, do género do atirador solitário e louco que perpetrou, há dias, o atentado islamofóbico na Nova Zelândia, um dos lugares mais pacíficos do mundo. Por todo o globo, os tempos são de incerteza e os radicalismos espreitam oportunidade para golpearem democracias cansadas. No velho continente, haverá eleições europeias em maio. Muitos sinais indicam que elas serão, e pelas piores razões, decisivas para o futuro da Europa – e por isso também para Portugal, onde ainda vamos podendo (até quando?) apregoar o milagre de sermos um “oásis” de paz num mundo em “guerra”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    20 mar, 2019 Lisboa 14:30
    Sim, alguns diriam que por cá, reina uma paz pôdre apenas porque os populistas de serviço são ou patetóides, ou criminosos de meia-tigela sem qualquer capacidade de mobilização e a quem ninguém ouve, quanto mais segue. Então porquê "paz pôdre"? Vejam o que passa nas redes sociais e logo verão como não estamos tão calmos assim. As redes sociais podem ser a retrete da Internet, mas as ideias que por lá passam, merecem que alguns órgãos de segurança estejam atentos.