Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em TrÊs Dimensões - Dia do Pai - 2018.03.19

O Mundo em Três Dimensões

A história do Dia do Pai contada em números

19 mar, 2019 • André Rodrigues com sonorização de Jose Luís Moreira


Até ao final de 2018, terão nascido pouco mais de 80 mil bebés no ano passado em território nacional.

Em 2018 nasceram, em média, 224 bebés por dia. Com eles terão nascido alguns novos pais e, com certeza, pais repetentes nesta aventura de educar e ver uma criança crescer, de preferência, saudável e feliz.

Sim, este é o dia do pai super-herói, do pai brincalhão, do pai conselheiro, do pai paciente que, olimpicamente, procura ignorar aquela birra descomunal até que o menino ou a menina se cansem.

Dia do Pai, que na generalidade dos países ocidentais coincide com o dia cristão em que se comemora o dia de São José.

Mas há mais 20 datas diferentes no calendário, que assinalam o Dia do Pai. Na Alemanha, é o dia que em que se assinala 39 dias depois da Páscoa. Na Rússia, 23 de fevereiro. Dinamarca, 5 de junho. Coreia do Sul, 8 de maio. Paraguai, 17 de junho. Polónia, 23 de junho.

E na Tailândia, é quando o rei faz anos. 5 de dezembro é o dia de aniversário de Bhumibol Adulyadej, o monarca que governou a Tailândia durante 70 anos até morrer em 2016. Tinha 88 anos e era, na altura, o chefe de Estado mais velho em funções em todo o mundo.

No mundo, 38 países celebram no terceiro domingo de junho: entre eles, o Afeganistão, Africa do Sul, Albânia, Argentina, Estados Unidos, França, Irlanda, Colômbia, Chile, Qatar, Japão, Turquia, Uruguai, Venezuela, Eslováquia, Malta, México.

Na História, a origem desta celebração terá mais de quatro mil anos. Elmesu, filho do rei Nabucodonosor, da Babilónia, terá moldado uma espécie de postal em argila onde desejava sorte, saúde e uma vida longa ao seu pai. É mais ou menos aquilo que desejamos a alguém que celebra um aniversário. São os votos que formulamos a cada passagem para um novo ano.

É claro que isto dos dias e das suas celebrações inclui, também, uma componente mais comercial.

E para dizer a verdade, o meu telemóvel tem sido entupido de mensagens de incentivo ao consumo, claro está, com direito a grandes descontos. É um ‘vê se te avias’ com perfumes, lojas de roupa, tecnologia. É o que de mais efémero fica desta data festiva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.