Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - 6 anos de pontificado do Papa Francisco - 13/03/2019

J. Lucas Pires

Papa Francisco no Vaticano é "uma revolução que acontece há seis anos"

13 mar, 2019 • Redação


Na mesma linha, também Henrique Raposo elogia "o primeiro Papa jesuíta", reconhecendo, no entanto, que a apreciação em torno de Francisco não é consensual.

O escritor Jacinto Lucas Pires diz que "parece que foi ontem, mas, ao mesmo tempo, parece que foi amanhã" que Francisco foi eleito Papa. Assinala-se esta terça-feira o sexto aniversário do Pontificado de Francisco. O comentador da Renascença diz que o seu Pontificado "é uma revolução que acontece há seis anos".

Diz que Francisco tem sido "alguém que finalmente disse o que tinha de ser dito, com palavras que toda a gente percebe".

"Para crentes e não crentes, acho que o Papa Francisco é uma figura essencial e que devemos festejar estes seis anos", rematou.

Na mesma linha, também Henrique Raposo elogia "o primeiro Papa jesuíta", reconhecendo, no entanto, que a apreciação em torno de Francisco não é consensual.

"Este Papa é muitas vezes a pedra no sapato de boa parte da Igreja", comenta.

Raposo revelou que segue Francisco desde que ainda Jorge Bergoglio estava em Buenos Aires e recorda uma ideia que o agora Papa já defendia então: "a Igreja que luta contra o aborto não pode ser a Igreja que recusa acolher as mães solteiras".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 13 mar, 2019 11:00
    O presidente marcelo ultrapassou o papa!