Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Cartas de Condução - 11/03/2019

H. Raposo

Burocracia online. Há quem olhe para “um computador como se fosse ficção científica”

11 mar, 2019 • Redação


Jacinto Lucas Pires deixa a sugestão de três "is" para ajudar o resolver "os tempos mortos", como classifica os assuntos relacionados com burocracia.

O comentador da Renascença Henrique Raposo considera que há "uma parte enorme da população portuguesa muito envelhecida, não tem mais do que a quarta classe, que nunca teve contacto com a internet e que olha para o computador e para o rato como se fosse ficção científica".

Raposo vê assim muitas dificuldades em conseguir garantir que todos os portugueses consigam tratar dos seus assuntos burocráticos através da internet. "Por mais medidas que se tomem há de facto um problema que não tem solução em Portugal", acrescenta.

O assunto esteve em debate depois do secretário de Estado ter anunciado na Renascença que iam ser contratadas mais pessoas para o Instituto de Mobilidade e Transportes e ter lamentado a fraca procura do serviço de renovação da carta de condução online.

Já o escritor Jacinto Lucas Pires sugere três "is" para ajudar a resolver estas questões.

"Investimento, conseguir mais pessoas para os lugares públicos de atendimento; informação, porque há certas pessoas que não sabem onde ir para se despachar; e informática, aumentar serviços que se podem fazer online", explica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.